29.8 C
Campo Grande

Origem do samba no Brasil é registrada nas roças e fazendas

- Publicidade -

08/02/2016 11h55

Um dos primeiros lugares onde o samba surgiu foi no Recôncavo Baiano

O samba, o ritmo do carnaval, que tem aspecto urbano, nasceu na roça. Ele já fez realeza descer do trono e transformou gente comum em majestade. O samba é uma expressão cultural e vai além do ritmo, da dança ou do canto. É uma manifestação da alma brasileira.

Hoje, quando se fala em samba, o mundo inteiro pensa no Rio de Janeiro. O desfile das escolas cariocas recebeu o título de maior espetáculo a céu aberto do planeta.

É impossível não ser contagiado pelo som, pela energia da bateria de uma escola. O que pouca gente sabe é que o samba nasceu na roça e num dos momentos mais tristes da história do Brasil.

O samba é filho da senzala. A sua matriz veio da África, junto com os negros trazidos para cá como escravos, para trabalhar nas lavouras de cana e café. Durante três séculos, o som dos batuques ecoou pelas fazendas do Nordeste, do Rio de Janeiro e São Paulo.

Há registros de batuques em todos os lugares onde tinha os escravos, mas será que o samba tem um berço? Há um fato com que todos concordam: um dos primeiros lugares onde surgiu essa manifestação cultural foi no Recôncavo Baiano. A terra do samba de roda.

O recôncavo é a área que circunda a baía de todos os santos, onde está a cidade de Salvador e a escola de dança da Funceb, a Fundação Cultural do Estado da Bahia. O samba de roda é um gênero que nasceu nos canaviais do recôncavo, nos tempos do Brasil colônia.

Do Globo Rural

O samba nasceu na roça e num dos momentos mais tristes da história do Brasil. (Reprodução)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-