31.6 C
Campo Grande

Teatro de animação encanta o público infantil na Mostra Boca de Cena

- Publicidade -

28/03/2015 08h36

A ‘Boca de Cena’ é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, 27 de março

O burburinho da criançada ansiosa por assistir o espetáculo “Dedo Verde”, da Associação Florescer do Cerrado e direção de Lu Bigatão, tomou conta do Teatro Aracy Balabanian, nesta sexta-feira (27). Encantadas com o Teatro de Animação, que utiliza diversas técnicas como o Bunraku, boneco de vara, boneco de sombra e teatro negro, acompanharam atentas o enredo com muitas gargalhadas e ovacionaram os atores ao final da apresentação. Os alunos da Apae – Campo Grande não deixaram de posar para fotos ao lado dos simpáticos bonecos.

O Bunraku é uma técnica tradicional de Teatro Japonês no qual o boneco de manipulação direta fica à vista da platéia e é manipulado sincronicamente por três pessoas que permanecem em contato direto com o boneco. Um manipulador controla e direciona a cabeça e seus mecanismos enquanto sustenta o peso do boneco pelo quadril, um segundo manipulador manipula os braços e o terceiro os pés. A coordenação entre esses três artistas exige um longo e rigoroso treinamento de manipulação.

No teatro de bonecos com varas, objetos e bonecos são acoplado às varas são projetados com mecanismos de boca e olhos. No caso de bonecos de figura humana existe uma vara como eixo central e outras duas para os braços. Em bonecos mais complexos e pesados pode ser necessário mais de um manipulador para operar todos os mecanismos.

Na técnica de boneco de sombra ou silhueta, figuras são manipuladas em focos de luz sendo suas sombras projetadas em uma tela. As figuras podem ser silhuetas chapadas ou tridimensionais, articuláveis ou não.

No teatro negro os manipuladores não ficam visíveis para o público. O cenário é uma câmara escura com fundo negro e os manipuladores se apresentam com figurinos pretos e produzem a ilusão de que os bonecos e objetos não estão sendo manipulados e possuem movimentos próprios.

Para a diretora Lu Bigatão, a Boca de Cena, Mostra de Teatro Sul-Mato-Grossense amadureceu. “Estamos adorando a repercussão da mostra este ano. A Sectei começou com o pé direito. Mostrou que tem visão da realidade do teatro do Estado, o público está correspondendo às nossas expectativas. Os espetáculos estão lotados e isso mostra o empenho da secretaria. E a participação do Colegiado do Teatro nas decisão nos deixou muito felizes. Esse foi um olhar de quem entende. Estamos esperançosos que estas iniciativas irão frutificar”, destacou.

Após o espetáculo houve uma conversa com os atores que explicaram para o público infantil as técnicas utilizadas na montagem teatral.

Boca de Cena

A Boca de Cena – Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro é realizada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei), com organização e produção da Fundação de Cultura de MS e do Coletivo Setorial de Teatro de Campo Grande.

Neste sábado (27) a programação segue com o espetáculo “Os Guardiões”, do Teatral Grupo de Risco, às 19h, no Teatro Grupo de Risco e às 20h30 com o espetáculo “O baixio dos Doidos”, do grupo Fulano de Tal, no Teatro Aracy Balabanian.

A “Boca de Cena” é realizada em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, 27 de março, e traz para a população uma programação com peças teatrais representativas da recente produção teatral do Estado.

Serviço – Todas as apresentações são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas com Márcio Veiga, coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, pelos telefones (67) 3318-9170 ou (67) 9272-9770.

Teatro de animação encanta o público infantil na Mostra Boca de Cena

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-