18.8 C
Campo Grande

Dia da Árvore será comemorado com atividades de conscientização ambiental

- Publicidade -

17/09/2018 07h40

Na semana em que é celebrado o Dia da Árvore (21), a Prefeitura Municipal de Campo Grande programou diversas ações voltadas à preservação e incentivo ao desenvolvimento da arborização urbana.

Dentre as atividades previstas estão a distribuição e o plantio de mudas de árvores nativas, realização de palestras temáticas, aula show de culinária e blitz educativa, com objetivo de estimular o cuidado com as árvores da nossa cidade, desta forma contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, ressalta o trabalho desenvolvido pela Prefeitura e a relevância da arborização para os cidadãos.

“Um fato que não se discute é o de que a arborização urbana contribui para a melhoria da cidade como um todo. Entre os benefícios podemos relacionar ao bem-estar psicológico, efeito estético, a sombra proporcionada, proteção contra o vento, auxilia na diminuição da poluição sonora e das temperaturas, reduz o impacto da água de chuva além da preservação da fauna. E a nossa gestão prioriza a arborização urbana atuando desde o seu planejamento, execução e manutenção disponibilizando auxílio técnico capacitado para atendimento da população” demonstra.

A diretora presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, explica que preocupada em manter a saúde ambiental de nossa cidade, a Planurb realizará mais uma edição do projeto Diálogos, que promove a discussão de assuntos sobre meio ambiente e planejamento urbano durante o ano.

“Nessa edição o evento abordará a importância das árvores nativas do cerrado e a utilização dos seus frutos, que se destacam pelos seus nutrientes ricos em substâncias antioxidantes, além de alta quantidade de vitamina. Teremos a parceria com o Programa Sabores do Cerrado e Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Rede Comper de Supermercados. Essa ação será replicada no dia 24, na Biblioteca Pública do Parque Florestal Antônio de Albuquerque em comemoração à Semana Municipal da Juventude”, informa a diretora.

Além dessas atividades, a Planurb realizará mais uma ação da Campanha “Diga Não às Queimada Urbanas”, com a promoção de blitz ambiental no distrito de Rochedinho, com objetivo de sensibilizar a população para prevenção dos incêndios florestais e urbanos.

As atividades previstas contam com apoio da Semadur, Planurb, Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Agência Municipal de Habitação (Emha), Rede Comper de Supermercados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndio Florestais e Urbanos.

Programação Completa

17 de Setembro

9 horas – Distribuição de mudas frutíferas na Rua Treze de Maio esquina com a Avenida Fernando Corrêia da Costa.

9 horas – Plantio de mudas de árvores frutíferas de pequeno porte no canteiro da Avenida Fernando Corrêia da Costa (entre a Rua Padre João Crippa e Avenida Calógeras).

18 de Setembro

9 horas – Plantio de mudas na Escola Municipal Nazira Anache no Jardim Anache e distribuição de mudas frutíferas.

14h30min – Palestra temática e Blitz Ambiental sobre a ‘Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas’ na Escola Municipal Barão do Rio Branco no distrito de Rochedinho.

19 de Setembro

9 horas – Evento Plantando Vida – Praça da Vila Margarida com a realização de plantio, distribuição de mudas, apresentação de orquestra, coral e haverá uma roda de conversa sobre os benefícios da Arborização na saúde emocional das pessoas. O evento também faz parte das ações alusivas ao Setembro Amarelo

20 de Setembro

9 horas – Plantio de 300 árvores no CEA Imbirussú – ação voltada ao programa de erradicação das leucenas no Parque Linear do Imbirussú e distribuição de mudas.

15 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. Neste dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida haverá aula show de culinária utilizando frutos do Cerrado, com degustação de produtos e sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS. O evento será realizado na Cozinha Experimental do Comper Jardim dos Estados – Av. Ceará, 1553- Chácara Cachoeira.

A Cozinha Experimental do Comper promove cursos, ministrados pela culinarista Dedê Cesco, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 8h30, e quartas, às 14h30, gratuitamente. Para participar os clientes precisam preencher fichas de inscrição nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) disponibilizados em qualquer loja Comper.

21 de Setembro Dia da Árvore

8h30 horas – Distribuição de mudas frutíferas no Paço Municipal e na Central do Cidadão – CAC.

24 de Setembro

9 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. No dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da UFMS. Em seguida degustação de produtos, com sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS.

As atividades será na Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos” – Parque Florestal Antônio de Albuquerque. Com vagas limitadas, o público deverá realizar inscrição prévia através do site bit.ly/smj2018_planurb. A ação faz parte das comemorações da Semana Municipal da Juventude, promovida pela Subsecretaria de Políticas para a Juventude e o Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande.

CG Notícias

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-