32.8 C
Campo Grande

Dicas de segurança para utilizar o botijão de gás na cozinha

- Publicidade -

23/08/2016 21h04

Usuários também devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes perigosos

A indústria do petróleo, responsável por extrair e distribuir o gás de cozinha investe em pesquisas e tecnologias para que o botijão de gás, amplamente utilizado nas residências e comércios, seja um item seguro.

No Brasil, o GLP (gás liquefeito de petróleo) é fabricado de acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/8460) e os componentes que o acompanham para o uso doméstico, como mangueiras, registros e até o fogão devem ser avaliados pelo INMETRO, garantindo sua qualidade e seguridade.

No entanto, os usuários também devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes perigosos, já que o material é inflamável e explosivo. Veja algumas dicas importantes para utilizar o botijão de gás sem riscos.

Na hora da compra

Nunca utilize produtos de revendedores clandestinos ou sem certificação de qualidade. Dê sempre preferência ao botijão de gás de marcas de confiança e com preços dentro da média do mercado, pois estes passam por controles de qualidade.

Fique atento ao selo de inspeção do INMETRO, data de validade e estado de conservação do botijão e de seu lacre.

Instalação e uso

Mantenha o botijão de gás sempre na posição vertical, com a boca para cima. Ele deve permanecer sempre em local coberto, mas arejado: nunca exposto ao clima ou fechado em armários ou debaixo da pia, e sempre afastado de instalações elétricas, tomadas, elétricas e fontes de calor.

A mangueira do botijão de gás deve estar dentro do prazo de validade e nunca deve atravessar a parte de trás do fogão ou receber emendas para aumentar sua extensão. Se necessário, procure um profissional para providenciar a mudança da posição da entrada de gás no fogão o outro equipamento.

Sempre que realizar a troca do botijão, faça o teste de vazamento aplicando espuma de sabão ao redor da conexão do registro e verifique se há o surgimento de bolhas. Caso isso ocorra, instale o botijão novamente e, caso o vazamento não parar, leve imediatamente o botijão para um lugar arejado e entre em contato com a assistência técnica de seu fornecedor de gás (em casos de vazamento intenso, com odores de gás, entre em contato com o Corpo de bombeiros no telefone 193).

Sempre que o fogão não estiver sendo utilizado, mantenha o registro do gás fechado, principalmente quando se ausentar de casa por longos períodos, como por exemplo, quando for sair para o trabalho ou outros compromissos.

Assessoria

Imagem: reprodução pixabay.com

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-