31.8 C
Campo Grande

Em sessão solene, idosos são homenageados com Medalha Legislativa Melhor Idade

- Publicidade -

23/10/2018 18h11

Em comemoração ao Dia do Idoso, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na noite desta segunda-feira (22), Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa Melhor Idade, instituída pelas Leis 4.789/09, 5.343/17 e Resoluções 1.207/15, 1.283/18, todas de autoria do vereador Carlão.

Conforme justificativa da lei que instituiu a Medalha no município, de autoria do vereador Carlão, consta o objetivo de “homenagear aqueles que já contribuíram muito para a sociedade, assegurando à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis”. A homenagem ocorre no mês de outubro, pois o Dia do Idoso é comemorado no Brasil em 1º de outubro, data que faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, que completou 15 anos.

A solenidade foi aberta com apresentação do músico Osvaldo Florêncio e contou ainda com a participação do Grupo de Dança Fantasia.

Em nome dos homenageados, Edelmira Toledo Cândido discursou: “Considera se idosa a pessoa com mais de 60 anos. Muitos idosos ainda trabalham. O núcleo de idosos aumentou muito na proporcionalidade do aumento da longevidade. Dirigir, movimentar-se, praticar esportes são sinônimo de independência e qualidade de vida. Vamos aproveitar essa fase da nossa vida. Tem centros de convivência, como o Vovó Ziza que é referência, em que conhecemos pessoas, fazemos novos amigos, passamos momentos alegres e descontraídos. Parabéns a todos homenageados”, disse.

Para a superintendente de políticas de assistência social da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Salette Marinho de Sá, o Estado vem cada vez mais investindo em políticas públicas na área da assistência social. “Estamos muito felizes de estar aqui hoje, é um dia de comemoração e reconhecimento. O Brasil vem crescendo muito e a população idosa também. Hoje nós queremos qualidade de vida, queremos alegria, queremos estar junto com nossos familiares e queremos sonhar. O Estado vem cada vez mais investindo em políticas públicas na área da assistência social, que é a secretaria que faço parte, nós atendemos hoje os 79 municípios, então com certeza outros idosos como vocês tem oportunidade de praticar exercícios, dançar. Vocês são os homenageados da noite, o legado que vocês construíram nós temos o dever de continuar, fico feliz de estar aqui com vocês, parabéns”, enalteceu.

Já o proponente da solenidade, vereador Valdir Gomes contou sobre sua experiência de vida adquirida no Centro de Múltiplas Referências e Convivência do Idoso – Vovó Ziza. “Há 12 anos atrás, eu recebi o convite para ir trabalhar no Vovó Ziza, então quando recebi convite eu achei que era um castigo, para você ver a concepção que temos sobre os idosos, quero confessar para vocês que foi o maior presente que recebi na minha vida. Eu convivi com pessoas que tinham filhos, nora, mas eram rejeitados pela família, convivi com professores que davam o devido valor ao idoso. Eu sai experiente em todos os sentidos da minha vida. Me amadureceu muito conviver lá dentro do Vovó Ziza com essas pessoas. Foram 12 anos de experiência, 12 anos de luta. Temos que respeitar essa terceira idade”, finalizou.

Confira a lista de homenageados:

Ayrton Araújo do PT – Maria Abadia de Paula e Olga Firmino

Betinho – Vera Regina Rahmeier e Wilson Gutierrez Ferreira

Carlão – Maria Tereza Brandão e Luzia Alves Clemente

Chiquinho Telles – Antonia Idelzuite de Souza e Ramão Coinete

Delegado Wellington – Maria Mirtes Victor Leite e Walter da Costa Flores

Dr. Loester – João Barbosa De Lima

Dr. Wilson Sami – Conceição Ferreira da Mota e Deomedes Sandim de Rezende

Eduardo Romero – Ana Cisneiros Ribeiros e Gylce Sampaio da Rocha Carril Fonseca

Enfermeira Cida Amaral- Terezinha Medeiros Zandona e José Caetano Tiburcio

Fritz – Maria Arruda da Silva e Dalziria Rodrigues

Gilmar da Cruz – Walton de Souza Machado e Madalena Fátima dos Santos

João Cesar Mattogrosso – Rui Paes de Barros e Valdir João Gomes de Oliveira

Lucas de Lima – Roberto Elias dos Santos e Valdete Vieira dos Santos

Otavio Trad – Maria Aparecida Morales e João Alves Costa

Pr. Jeremias Flores – Antônio Barbosa Furtado e Maria de Lourdes Silva Barbosa

Valdir Gomes – Marly Torres Campeiro e Maria Rita Dias De Britto

Veterinário Francisco – Sebastiana de Sousa e Waldivino Abrão

Wiliam Maksoud – Gumercindo Rodrigues dos Anjos e Dirce Gomes Xavier

Câmara Municipal

Edelmira Toledo Cândido

Edison Paula Dos Santos

Teresinha Barreiros Leite

Devair Santos Melgarejo

Nilce De Souza Bexiga Carrelo

Derli Teixeira Hollander

Osvaldo Florêncio

Hugo Pereira

Ernesto Correa

Sebastiana Centurião Correa

Benedito Carlos Rodrigues

Elvira Ferraboli Casagranda

Dayane Parron – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Izaias Medeiros

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-