17.8 C
Campo Grande

Entenda a importância da energia solar para a sociedade e o meio ambiente

- Publicidade -

25/05/2018 11h51

Fonte renovável e inesgotável, a energia solar se faz cada vez mais presente na realidade do brasileiro. Segundo dados coletados pela SER Energia, a geração solar no país entre os anos de 2015 e 2017 aumentou mais de 70%, comprovando o avanço desta fonte energética de expressiva importância para o meio ambiente e a sociedade em geral.

Por que a energia solar é uma fonte tão importante?

Diferente de outras fontes de energia presentes no planeta – como o carvão, o gás natural e o petróleo, por exemplo, a energia solar é inesgotável. Outro benefício é não ser poluente: sua utilização não emite partículas poluentes na atmosfera, o que não contribui para o aquecimento global. É uma energia gratuita, que requer apenas a instalação de um sistema para sua captação.

Existem diferentes formas de uso da energia solar:

Fotovoltaica: é a energia obtida por meio da conversão direta da luz do sol em eletricidade, através da célula fotovoltaica. Utilizada em substituição à energia elétrica, funciona para ligar televisores, geladeiras, iluminação, eletrodomésticos, enfim, tudo que a luz elétrica pode acionar, a energia fotovoltaica também pode. Além disso, o seu uso entra no Sistema de Compensação, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com ele, toda a energia elétrica produzida e não gasta é “devolvida” para a rede convencional da concessionária, e gera crédito para o usuário.

Aquecimento solar: utiliza a energia solar captada por placas ou painéis solares para aquecer a água de residências, comércios e indústrias. O aquecedor de água solar pode ser utilizado para o aquecimento em piscinas, chuveiros, torneiras, e também em processos industriais.

Heliotérmica: também conhecida como Concentrating Solar Power, é a energia que resulta do acúmulo do calor emitido pelos raios solares. Nesse sistema, são utilizados espelhos para refletir a luz solar, concentrando-a em um receptor para o acúmulo de alta quantidade de calor.

A energia solar é importante também na melhora da qualidade de vida de famílias de baixa renda, sendo aplicável em projetos de residências de baixo custo. É importante também para o uso em comércio, serviços e indústria.

Assessoria de Imprensa

Imagem: reprodução shutterstock.com

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-