22.8 C
Campo Grande

Finalistas de concurso de receitas da reme têm aula especial com chef de cozinha

- Publicidade -

11/12/2018 09h39

Ter a oportunidade de conhecer dicas preciosas para uma apresentação impecável de pratos culinários. Essa foi a surpresa que as cinco finalistas do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino (Reme) tiveram na tarde desta segunda-feira (10), durante uma aula especial com o chef Adriano José Silva dos Santos.

A ideia do encontro, promovido pela Superintendência de Alimentação Escolar (Suale), foi ajudar as merendeiras a se prepararem para o concurso, que acontece na próxima quarta-feira (12), na Cozinha Experimental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Durante a tarde, as finalistas aprenderam técnicas de empratamento e apresentação dos pratos elaborados. A aula, marcada pela descontração, foi um momento de troca de experiências, onde as merendeiras puderam ficar em volta da bancada, questionando e conferindo o preparo dos pratos feitos pelo chef, que fez perguntas sobre a rotina das profissionais e como ocorre o preparo do cardápio e a manipulação dos alimentos. Enquanto passava as dicas, ele preparou um molho de carne moída como sugestão para os pratos servidos nas unidades escolares.

Ao chegar para a aula, a merendeira Débora Ferreira Brites, da escola Nerone Maiolino, se disse “encantada” com a cozinha do chef Adriano Gomes. “É uma realização estar aqui. Aprender nunca é demais e gostaria de ver como é o preparo de pratos mais elaborados. Essa oportunidade é um reconhecimento do nosso trabalho”, disse.

Sobre o concurso ela diz que não tinha expectativas, porém, os resultados foram além do que ela imaginava. “Me inscrevi para tentar, mas agora estou confiante”, disse a merendeira, que se classificou com uma receita de arroz em camadas temperado com açafrão ao molho de charque e legumes.

Já a merendeira Claudia Beatriz de Araújo Alarcon, do Ceinf Coração de Maria, disse que a aula especial é uma oportunidade de inovar. “Tenho curiosidade de aprender coisas diferentes e formas de servir e preparar os alimentos. Gosto da cozinha gourmet tudo o que vi aqui hoje vai ajudar no meu aperfeiçoamento”, ressaltou.

O prato que a classificou foi um charuto de frango com cenoura. “Estou confiante com o concurso, mas as meninas são muito boas também”, comentou.

As demais finalistas do concurso são as merendeiras Maria Olinda, do Ceinf Joana Mendes, que concorre com a Omelete Assada de Legumes, Glaucilene Aparecida, da escola João de Paula Ribeiro, que irá apresentar Bobó de Abóbora com Batata Doce e Frango e Fabíola Maria, da escola Nelson de Souza Pinheiro, que elaborou o Vatapá de Carne.

Crescimento

A cozinha não é a única paixão do chef Adriano, que também é professor de História e já lecionou em diversas unidades da Reme. O amor pela culinária sempre caminhou junto com a arte de ensinar, por isso o chef ainda concilia as duas atividades.

“Sempre dei sugestões às merendeiras das escolas que passei e procurei deixar minha marca nessas cozinhas”, conta o chef que elogiou a iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em realizar o concurso de receitas. “Trazer as merendeiras para um espaço como esse abre um leque de possibilidades para elas. A escola só tem a ganhar e todo o contexto escolar cresce. É uma atitude inovadora”, afirmou.

Formado em Gastronomia pela Senac, o chef busca se aperfeiçoar viajando periodicamente para outros estados e hoje presta consultoria a restaurantes importantes de São Paulo. “A dica que deixo para elas é que se empoderem da cozinha de uma escola. O amor e carinho pelo preparo do alimento é importante e a partir do momento que elas se capacitam, elas crescem junto”, concluiu.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-