25.8 C
Campo Grande

Modelos se destacaram no teste das geladeiras com melhor custo-benefício

- Publicidade -

21/03/2018 19h00

Comprar uma geladeira envolve diversos fatores, como funcionalidades, praticidade, preço e qualidade. Mas muitos não se atentam a um aspecto ainda mais importante: a eficiência energética. Quanto mais eficiente, mais econômico e sustentável será o eletrodoméstico. A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) levou em conta o gasto energético para saber quais são os modelos com o melhor custo-benefício do mercado.

A existência da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia na categoria A, fornecida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é um bom indicativo para saber sobre a eficiência energética do eletrodoméstico, mas ela por si só não é suficiente.

Para saber qual produto vai impactar mais no seu bolso, também é necessário fazer um cálculo. Para tanto, multiplique o valor de consumo por mês, medido em kWh contido na etiqueta, pelo preço do kWh da sua conta de luz. Só assim será possível saber, na prática, quanto você gastará com o eletrodoméstico.

Quem se destacou nesse quesito foram a geladeira de duas portas da Panasonic (BT42BV1W) e o modelo RT 6000K da Samsung. De acordo com o teste da Proteste, elas gastaram, respectivamente, 31 kWh/mês e 36 kWh/mês.

Todos os eletrodomésticos foram bem no quesito segurança e estabilidade de temperatura. A que se mostrou mais estável foi a Samsung RT5000K. A capacidade de congelamento, que mede quanto o aparelho consegue congelar em um dia, também foi destaque. Nesse aspecto, quem se sobressaiu foi a Samsung RT6000H-RT46, com capacidade de congelar 8 kg em um dia. O único destaque negativo foi a Brastemp BRM39, com apenas 4 kg/24 h.

Geladeiras com maior capacidade

As melhores geladeiras com mais de 400 litros foram a Samsung RT6000H-RT46, sendo a única com iluminação no congelador, maior capacidade de congelamento e alta eficiência, e a Samsung RT6000K Twin Cooling, com destaque para a eficiência energética e boas notas em quesitos como estabilidade de temperatura e capacidade de congelamento.

Melhores geladeiras pequenas

Na categoria das melhores geladeiras com menos de 400 litros, a vencedora foi a Brastemp BRM39, com altas notas em eficiência energética, estabilidade de temperatura e segurança. Quem também se destacou foi a Panasonic NR-BT42BV1W, com o menor consumo mensal (31 kWh).

Esses dados são importantes sobretudo para o consumidor, que tem pesquisado cada vez mais antes de comprar um produto. De acordo com pesquisa da agência Conversion, que mapeou o comportamento e os hábitos do consumidor que compra pela internet, 78% das pessoas gostam de pesquisar no Google ao comprar algum produto.

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação/Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-