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Na direção de uma Custom: pilote com segurança

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29/07/2016 07h55

Na direção de uma Custom: pilote essas máquinas com segurança

Essas máquinas de grande porte são robustas e potentes

Enquanto para alguns a motocicleta é mais um meio de transporte, para outros, a pilotagem sobre duas rodas pode se tornar uma verdadeira filosofia de vida. É exatamente isso o que acontece com a maioria dos amantes das motos custom, ou as famosas estradeiras, como também são conhecidas em terras brasileiras.

Essas máquinas de grande porte são robustas e potentes: sua motorização e desenho diferenciados exigem maior atenção durante a pilotagem, até mesmo dos motociclistas mais experientes. Por isso, mesmo sendo a moto de sonho de muitas pessoas, o piloto de uma custom precisa de muita prática guiando outros modelos e também de muito treino para se adaptar ao novo modelo, principalmente em cidades com trânsito intenso. Reunimos algumas dicas para ajudar a dominar essas motocicletas incríveis.

Check list e equipamentos de segurança

Cheque o funcionamento dos faróis, lanternas, freios e dê atenção à calibragem dos pneus. Essas motos usam modelos mais agressivos e maiores, como os pneus Metzeler, para garantir sua estabilidade. Certifique-se que eles estão em boas condições ou faça sua substituição

Itens de segurança como capacete, jaqueta, luvas e botas próprias para pilotagem são indispensáveis para motociclistas iniciantes e veteranos.

Postura para controlar o peso

A custom é invariavelmente mais pesada do que outras motos street e esportivas. Por isso é muito importante que o piloto iniciante na categoria tenha passado por motos de cilindrada e peso maior antes: é praticamente impossível sair direto de uma 125 cilindradas direto para uma Harley Davidson.

Nas estradeiras, a postura para guiar também é diferente de qualquer experiência adquirida nas autoescolas. Elas deixam os pés mais próximos do solo, além da postura recostada, com guidão mais alto, e por isso, ambos os pés devem tocar o solo tanto no inicio da arrancada quanto nas frenagens.

O ideal é que os pés se arrastem com suavidade tocando levemente o solo até estabilizar a moto com passadas. Caso alguma circunstância leve apenas um pé ao solo e a moto se inclinar, não tente segurar seu peso com apenas uma das pernas: é melhor deixar a moto cair do que ter uma lesão.

Atenção nas curvas

Diferentemente de outros modelos, uma custom tem o centro de gravidade mais baixo e não oferece um amplo grau de inclinação nas curvas. É muito fácil fazer as pedaleiras tocarem o chão durante a manobra, e por isso é necessário que o piloto se acostume a diminuir a velocidade e o ângulo da manobra.

Para uma curva bem sucedida, o motociclista precisa dominar qual é o ângulo de inclinação de sua moto, sempre criando o efeito pêndulo posicionando seu corpo para o lado oposto da manobra.

Frenagens

Apesar de o freio dianteiro ser fundamental nas frenagens de emergência, o freio traseiro será é quem vai suavizar a frenagem e manter a estabilidade da moto. O ideal é sempre reduzir a velocidade antes de acionar os freios, além de tomar muito cuidado com o equilibro e com a estabilidade caso o freio dianteiro seja acionado abruptamente.

Assessoria

Imagem: reprodução pixabay.com

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