28.8 C
Campo Grande

Orientações importantes de como economizar na hora de imprimir

- Publicidade -

24/05/2016 17h00

Uma das melhores alternativas para gastar menos tinta na hora de imprimir é prestar atenção à fonte utilizada nas palavras

Apesar das tecnologias de leitura em dispositivos estarem avançando cada vez mais, a impressão de documentos ainda é uma necessidade diária doméstica e empresarial, uma vez que alguns documentos, planilhas e tabelas precisam estar no papel.

Ainda assim, a impressão pode pesar no seu bolso caso você utilize o recurso sem pensar em maneiras de economizar tinta e papel. Para que você aproveite a sua impressora ao máximo de maneira mais econômica, separamos algumas dicas para a hora de utilizar esse item. Confira!

Economizando tinta

Adquirir tintas de impressora, sejam cartuchos ou toners, é um investimento que você faz para ter a facilidade de imprimir na sua casa. Porém, cada cartucho custa, em média, R$ 50. Já os toners podem passar de R$ 200, valores que podem pesar no orçamento caso você não utilize esses recursos de forma consciente.

Uma das melhores alternativas para gastar menos tinta na hora de imprimir é prestar atenção à fonte utilizada nas palavras. Segundo testes realizados pelo blog Printer, algumas fontes gastam claramente mais tinta do que outras, especialmente se estão em negrito ou possuem as hastes mais largas.

Por isso, na hora de escrever um documento, opte por fontes mais finas e menos espaçadas, já que elas gastam menos tinta e ocupam menos espaço na folha de papel.

Ao imprimir documentos da internet, como notícias e e-mails, que já são disponibilizados com uma fonte própria, uma dica para economizar é copiar o conteúdo em um documento novo e escolher fontes diferentes que gastem menos tinta na impressão.

O papel também é importante
Ainda que os cartuchos e toners de tinta representem um valor maior que o do papel ao investir em uma impressora, economizar folhas também ajuda a gastar menos e faz bem para o planeta.

A principal alternativa para utilizar menos o recurso do papel é imprimir dos dois lados da folha, no caso de documentos com mais de uma página.

Mesmo que a sua impressora seja mais antiga e não ofereça esta opção de forma automática, você pode fazê-lo de forma manual, colocando o lado branco da folha já impressa novamente no dispenser de papel.

Busque evitar que apenas algumas poucas frases ocupem uma folha inteira de papel no momento da impressão. Ajuste o tamanho da fonte e das margens no documento antes de mandá-lo para a impressora para economizar ainda mais.

De olho nas propriedades

Uma impressora desconfigurada pode ser uma das maiores responsáveis pelo gasto excessivo de tinta e papel. Por isso, antes de imprimir qualquer documento, tabela ou imagem, verifique as suas preferências de impressão.

Você pode fazer isso acessando o Painel de Controle na subdivisão “Dispositivos e Impressoras”, clicando com o botão direito no ícone da impressora que deseja configurar.

No caso de documentos domésticos, utilizar a opção “Rascunho” para economizar tinta na hora de imprimir é uma boa alternativa. Colocar tudo em preto e branco ou escala de cinza também é uma estratégia para economizar os cartuchos coloridos, que geralmente são mais caros que os de tinta preta.

É possível também ajustar o formato da página para que ela inclua mais caracteres e diminua o número de folhas necessárias para a impressão do documento. O formato padrão é “Carta”, mas você pode fazer a mudança também na aba de “Propriedades de impressora”.

Mesmo com todas essas dicas, para economizar realmente, é preciso pensar bem antes de enviar qualquer coisa para impressão. Muitas vezes, documentos que serão pouco utilizados ou são apenas um rascunho acabam impressos sem necessidade.

No caso de textos para estudos, que geralmente têm várias páginas, é interessante passar a considerar a possibilidade de leitura através de dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets.

Assessoria

(Reprodução)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-