28.8 C
Campo Grande

Saiba como economizar água em casa e diminuir a conta

- Publicidade -

21/03/2018 16h00

Além do aspecto econômico, utilizar menos água é importante para a conscientização sobre a escassez e o desperdício dos recursos hídricos. A média recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 110 litros diários por pessoa. Apesar disso, de acordo com o Instituto Trata Brasil, o consumo médio do brasileiro é de 166,3 litros por habitante. A infraestrutura deficiente também colabora para o desperdício: cerca de 37% da água tratada é perdida por vazamentos e ligações incorretas.

Esses dados ajudam a elucidar a questão em torno das crises hídricas e da disponibilidade de água. Quem mora em apartamento, por exemplo, pode informar o síndico sobre problemas de vazamento e de infraestrutura que causam perda de água. Com algumas atitudes, você também conseguirá diminuir a conta que chega ao final do mês. No caso dos moradores de apartamento, o custo é dividido entre todos. Uma atitude individual, portanto, pode diminuir esse custo, que é a segunda maior despesa, atrás apenas de mão de obra e encargos.

Uma das principais dicas é não deixar torneiras abertas sem necessidade. Se você for escovar os dentes, só abra a torneira quando for enxaguar a boca. O mesmo deve ser feito quando for fazer a barba, no caso dos homens. Quando a água está correndo normalmente pela torneira, chegam a ser desperdiçados até 12 mil litros por dia. Em forma de jato, pode chegar a 45 mil litros desperdiçados.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, aproximadamente 75% da água consumida em uma casa são gastos no banheiro. Por este motivo, também evite tomar banhos muito prolongados – poucos minutos são suficientes para uma higienização adequada.

Goteiras e vazamentos devem ser observados, já que podem representar uma boa parcela do desperdício de água. Uma goteira, por exemplo, pode gastar até 46 litros de água. Água fluindo por meio de filetes, por sua vez, pode chegar a gastar de 180 a 720 litros. Outras medidas estão relacionadas com a reutilização de água, como usar a água da máquina de lavar na limpeza do quintal em vez de usar as mangueiras. Prefira também lavar o carro com baldes ou panos.

Também fique atento à lavadora de roupas. Elas são eficientes para lavar um grande número de peças de forma prática, diferentemente do tanquinho, onde você precisa realizar a tarefa manualmente. Mas, nesse caso, é importante observar o tanto de água gasto em cada lavagem. Para aproveitar toda a água disponível, prefira lavar as roupas quando tiver um alto número de peças sujas para evitar o desperdício.

Assessoria de Imprensa

Divulgação Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-