27.8 C
Campo Grande

Saiba como escolher o melhor brinquedo para seu cão ou gato

- Publicidade -

14/05/2017 10h55

As atividades proporcionam uma série de benefícios mas exigem análises cuidadosas para cada tipo de necessidade

Raphael Granucci

As brincadeiras são muito importantes para um animal de estimação. Com essas atividades, eles desenvolvem a saúde física e mental, sobreptudo quando são filhotes e estão em um novo ambiente repleto de sons, cheiros e outras sensações que ainda não conheciam. Incentivá-los a se divertir também é uma tática para deixá-los menos estressados, solitários e ansiosos, além de proporcionar convívio social. Apesar de todos esses benefícios, é fundamental ser criterioso e avaliar cuidadosamente para escolher os melhores brinquedos de acordo com seu cão ou gato.

Quando seu pet passa a se exercitar e a brincar, ele não só se diverte como também desenvolve vários aspectos de sobrevivência, como habilidades sociais e o instinto de caça. Ser ativo também ajuda a manter as articulações lubrificadas, melhora a coordenação e promove o bem-estar de seu cão ou gato.

Os benefícios já citados, no entanto, são acompanhados de análises criteriosas sobre o tipo de brinquedo que você vai comprar. Uma má escolha pode ser desastrosa e, inclusive, causar um problema de saúde ocasionado pela ingestão do produto ou de parte dele. Nesses casos, o animal pode até ter que passar por uma intervenção cirúrgica.

Há uma infinidade de opções de cores, modelos e texturas de brinquedos. Para escolher a melhor alternativa, leve em conta fatores como o estilo de vida do seu animal de estimação, o porte físico, a força que ele possui e a personalidade (temperamental, calmo ou agitado). A qualidade do produto a ser adquirido nunca deve ser negligenciada. Se o material não for resistente, seu cão ou gato pode despedaçar o brinquedo e ingerir esses pedaços, o que pode acarretar sérios problemas.

Melhores brinquedos para cães

Como já dito, há alguns fatores que devem ser observados antes de adquirir um brinquedo para o seu pet. É interessante que os cães mais tranquilos tenham contato com itens que fazem barulho, que os estimulam a brincar. Cães agitados, por sua vez, exigem produtos mais resistentes – os barulhentos podem deixá-los mais agitados ainda.
Os cães gostam de contar com a ajuda do seu dono para brincar e se divertir. Como imprimem mais força e a movimentação é mais intensa, para esses casos normalmente são usadas borrachas e materiais mais resistentes. A idade do animal e o porte também devem ser observados. Por exemplo: enquanto bolas macias podem agradar os filhotes, mordedores de borracha podem ser importantes para entreter os adultos agitados.

Melhores brinquedos para gatos

Para gatos, invista em brinquedos que estimulem a interatividade e a perseguição de objetos. Normalmente esses animais são mais solitários e gostam de brincar sozinhos com elementos leves. É por isso que muitos dos brinquedos para eles são feitos com materiais delicados. Se você quer deixar seu gato feliz, uma boa opção é comprar arranhadores.

Onde encontrar acessórios para animais de estimação

São várias as possibilidades para comprar um item para seu pet de forma econômica – desde algumas farmácias até feiras locais e brechós. O segredo é sempre pesquisar todas as opções em busca daquilo que é melhor para você e para seu animal. Outra dica é consultar um Pet Shop Online, especializado nesse tipo de produto.

Colaboração de Raphael Granucci

Imagem enviada pelo colaborador

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-