21.8 C
Campo Grande

Samba-enredo da Deixa Falar tem inspiração em versos de Henrique de Medeiros

- Publicidade -

15/01/2019 15h19

samba-enredo para o carnaval 2019 do Grêmio Recreativo Escola de Samba Deixa Falar foi lançado neste final de semana em Campo Grande, com uma festa na sua sede Toca do Tigre. Baseado na educadora Maria da Glória Sá Rosa (cearense que se radicou em Mato Grosso do Sul aos 12 anos e ao longo de sua vida recebeu títulos de cidadã sul-mato-grossense e campo-grandense pela sua importante participação em todos os setores da educação e arte de MS), a Deixa Falar vai para a avenida este ano em busca de seu bicampeonato.

Atual campeã do carnaval campo-grandense, o samba-enredo da Deixa Falar teve base nos textos do escritor, poeta sul-mato-grossense e presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras/ASL Henrique Alberto de Medeiros Filho, que no ano passado enviou – a pedido do presidente da Escola, Francis Fabian – um briefing em versos sobre a trajetória da outrora também acadêmica Maria da Glória Sá Rosa para servir de subsídio aos trabalhos carnavalescos.

Destes versos, foram utilizados para base de inspiração, criação e estrofe do samba-enredo o tema:

“Da carnaúba ao ipê

Do sapoti cajá caju

Pra guavira, bocaiuva e pequi

Baião de dois ao quebra-torto

Virou história pantaneira

Ceará ficou pra trás”

O samba-enredo, composto por Victor Raphael e Xixo da Vila, foi apresentado oficialmente à comunidade da Deixa Falar em festa com a presença dos integrantes de sua nova diretoria, e na ocasião Henrique de Medeiros, presidente da ASL, bem como o presidente da Lienca – Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande -, Eduardo Souza Neto, destacaram o fato da identidade cultural que as Escolas de Samba da cidade vêm buscando ao longo dos últimos carnavais, apresentando temas ligados às regionalidades sul-mato-grossenses, valorizando sua cultura e levando à população temas de sua terra. Medeiros destacou aos presentes, ainda, a importância e o exemplo para a cultura sul-mato-grossense que foi a “imortal” acadêmica Maria da Glória Sá Rosa.

O evento mostrou a unidade e o congraçamento das Escolas na capital sul-mato-grossense, contando com a importante presença de integrantes de outras Escolas de Campo Grande, como da Igrejinha e Catedráticos do Samba. Inúmeras personalidades culturais do Estado ligados à “Professora Glorinha”, como era conhecida Maria da Glória Sá Rosa, se fizeram presentes, juntamente com Henrique de Medeiros, entre eles o artista plástico Jonir Figueiredo, a cronista Sylvia Cesco, a ex-presidente da Fundação de Cultura do Estado de MS, Idara Duncan, e o ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande, Roberto Figueiredo.

Assessoria de Imprensa

Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-