27.8 C
Campo Grande

Saúde: você está consumindo os aminoácidos necessários?

- Publicidade -

18/07/2018 21h19

Os aminoácidos são micronutrientes fundamentais para a formação de uma proteína no nosso organismo. São compostos, basicamente, por hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. Por meio de ligações peptídicas é que formam as cadeias proteicas. Existe um total de 20 aminoácidos na natureza. Alguns são produzidos naturalmente pelo nosso corpo e outros são adquiridos de forma externa por alimentação ou suplementação.

Esses nutrientes são classificados em duas categorias. os chamados de não essenciais, como o nome já diz, são aqueles já produzidos naturalmente, não sendo necessário adquirir por meio da alimentação. Os principais são cisteína, alanina, ácido aspártico, glutamina, ácido glutâmico, prolina, glicina, serina e tirosina.

Os aminoácidos essenciais precisam ser obtidos na natureza. Os principais são isoleucina, leucina, valina, lisina, treonina, triptofano, fenilalanina, metionina, histidina e arginina, sendo o último especialmente essencial para as crianças.

Função dos aminoácidos

Os aminoácidos são responsáveis pela formação de mais de 50 mil proteínas e de 15 mil enzimas. As proteínas ingeridas só são absorvidas depois que as enzimas quebram essas moléculas em pequenas partes, voltando à forma de aminoácidos. Só assim esses micronutrientes podem ser utilizados pelo corpo. Com isso, entende-se a importância tão grande que essas moléculas possuem no nosso organismo.

Os alimentos que mais possuem aminoácidos são os de origem animal, embora legumes, folhas verdes e algumas frutas como banana e açaí também tenham uma grande prevalência desse micronutriente. Carne vermelha, carne branca, laticínios e ovos são algumas das principais fontes de aminoácidos.

Importância para a atividade física

Esses micronutrientes, além de possuírem grande importância para a formação de proteínas e outras funções no organismo, também são um elemento de extrema relevância para quem pratica atividades físicas. Isso porque eles participam da reconstrução das fibras musculares após treinos intensos.

Por este motivo, estão disponíveis também em forma de suplementação, como é o caso da leucina, valina e isoleucina, encontrados de forma isolada ou juntos no famoso BCAA. Também há outros aminoácidos isolados disponíveis no mercado, como beta-alanina, arginina, creatina, taurina, glutamina e l-carnitina.

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-