18.8 C
Campo Grande

Semana do Brincar tem desde aula de culinária até brincadeiras tradicionais

- Publicidade -

24/05/2018 22h39

Correr descalço, pular, dançar, cantar e explorar todas as possibilidades do ambiente escolar da forma mais natural possível, incentivando o desenvolvimento e entrosamento entre as crianças. É o que os 100 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino estão proporcionando aos 17 mil alunos atendidos nestas unidades durante a Semana Nacional do Brincar, que acontece até a próxima quarta-feira (30).

O evento é uma iniciativa da “Aliança Pela Infância”, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e caracteriza-se por uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. O objetivo é levar à comunidade escolar e alunos, brincadeiras, palestras e debates.

O intuito das atividades nas unidades escolares e infantis é sensibilizar adultos para se tornarem parceiros, criando condições para que as crianças possam brincar através do contato com a natureza, favorecendo e vivenciando o descobrimento do mundo.

Semana do Brincar_4Nos Ceinfs, professores, diretores e coordenadores esbanjaram imaginação e criaram as mais variadas atividades. De aulas de culinária até a recepção por personagens infantis, a programação da Semana do Brincar nos Centros de Educação Infantil busca unir o lúdico ao processo pedagógico, por isso as atividades têm como foco trabalhar os cinco sentidos: paladar, audição, visão, tato e o olfato.

Lei do Brincar

Em Campo Grande, o evento foi assegurado por meio da Lei n° 5600, de 06 de agosto de 2015, que institui a “Semana Municipal do Brincar”, sendo inserida no calendário oficial de eventos do município, a ser comemorada na ultima semana do mês de maio.

Na Semed, as orientações para as os Ceinfs quanto a Semana do Brincar fica sob a responsabilidade da Superintendência de Políticas Educacionais, por meio da Gerencia de Educação Infantil, que assegura que as atividades curriculares sejam cumpridas nas unidades. Nessa ação o setor propõe aos Centros Infantis atividades que contemplem brincadeiras e interações como forma de favorecer experiências e conhecimentos, fomentando a cultura da infância.

Semana do Brincar_2Para a gerente de Educação Infantil, Nidia de Moura, a semana tem o intuito de chamar a atenção dos adultos para o direito que toda criança possui, o de brincar. Brincadeira que permite as crianças interagir com o mundo e se apropriarem dos conhecimentos historicamente construídos”.

Brincadeiras

A diretora Gleise Ramos da Silva, do Ceinf Mary Sadalla Saad, promoveu brincadeiras tradicionais, como amarelinha, pintura facial, interação entre colegas, fantoches e contação de histórias, resgatando o brincar da infância. “As atividades retratam o que é o verdadeiro brincar da criança, a expressividade por meio do corpo, dos gestos e dos movimentos, dando oportunidade a experiências significativas e enriquecedoras para as diferentes aprendizagens físicas, cognitivas e sociais, fomentando as relações da própria da infância”.

Semana do Brincar_1No Ceinf do Caic Aero Rancho, a diretora da unidade, Elisangela Melo da Silva, preparou uma recepção logo na entrada, colocando o personagem Olaf do filme Frozen, da Disney. Teve também teatro da cinderela, oficina de cantos variados, pintura suspensa, canto da argila, massinha, cama elástica, faz de conta, grande roda de cantoria, produção de pipa e até piquenique.

“Intensificamos mais as brincadeiras durante essa semana. É uma forma de reativar o direito da criança brincar. Lembramos aos pais a importância de brincar com seus filhos. O brincar é um campo que perpassa todas as fronteiras da aprendizagem, garantido uma infância plena, isso é o mais importante e contribui muito para várias expressões”, disse Elizangela.

Coordenação motora

No Ceinf Regina Vitorazzi Sebben, a diretora Antonia Lucivania, incrementou as brincadeiras tradicionais ensinando as crianças a produzirem brinquedos antigos, como pé de lata e pipas. Não faltaram as cantigas de roda, pula corda, pé de lata, pega-pega, circuitos, esconde-esconde e brincadeiras ao ar livre. Tudo organizado para garantir, também, a interação dos pais, que estão prestigiando o evento junto com as crianças.

“A Semana traz o desenvolvimento da coordenação motora das crianças e interação entre elas para garantir uma infância de verdade, saindo daquelas brincadeiras tecnológicas onde elas usam celulares, tablets e televisão”, afirmou Antonia.

Contação de histórias

Semana do Brincar_5Para deixar a programação ainda mais divertida, o grupo Arte Deac (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Reme está visitando algumas unidades levando contação de histórias musicalizadas. Formado há menos de um mês, o grupo tem a proposta de participar de eventos levando o trabalho que a Rede desenvolve na área cultural em suas escolas.

Mas as atividades vão além das brincadeiras. Tem lugar, também, para informação. A nutricionista-chefe da Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar) da Reme, Christiani Zuffo Lima, conta que sua equipe foi ao Ceinf Coração de Maria falar sobre produtos naturais e passar noções de uma alimentação saudável. “Nós sempre fazemos esse trabalho quando somos solicitados. É importante criar esses hábitos desde cedo nas crianças, até porque já elaboramos um cardápio para as escolas com foco na alimentação saudável”, explicou.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-