18.8 C
Campo Grande

Serviço Social: conheça sobre o curso e mercado de trabalho

- Publicidade -

24/08/2016 07h12

Serviço Social: conheça um pouco mais sobre o curso e o mercado de trabalho

Um dos cursos que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o país é o de Serviço Social

O momento de ingressar em algum curso de nível superior e escolher qual a carreira seguir é um dos mais difíceis e delicados que podemos passar em nossas vidas. Encontrar uma profissão que garanta ao mesmo tempo satisfação, felicidade e estabilidade financeira é o sonho da maioria das pessoas. E é por isso que é muito importante estar atento a todas as informações acerca do curso em que você deseja ingressar – como as características do profissional formado, o mercado de trabalho etc. Essas informações devem ser de conhecimento do aluno mesmo antes do início dos estudos.

Um dos cursos que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o país é o de Serviço Social: para aqueles que estão em busca de contribuir para a construção de uma realidade política, econômica e social mais igualitária, essa pode ser a opção ideal! O curso de Serviço Social forma indivíduos que irão atuar em áreas de desenvolvimento de políticas públicas, a fim de integrar as pessoas à sociedade e garantir o bem-estar de todos os cidadãos.

Para uma boa atuação na área, o assistente social deve possuir algumas características básicas, como uma visão crítica para enxergar os atuais problemas no mundo, ser capaz observar e interagir, sensibilidade, capacidade de trabalhar coletivamente e, é claro, o desejo de contribuir para a construção de um mundo mais justo. Os estudantes que optarem pelo Serviço Social poderão criar campanhas em diversas áreas (educação, saúde, alimentação, habitação etc.), implantando projetos sociais e propondo soluções criativas para melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos.

Os conteúdos passados durante o curso de Serviço Social procuram dar toda a base para que os graduandos possam analisar e compreender a realidade social sob um ponto de vista crítico e histórico. No currículo, estão inclusas algumas disciplinas básicas da área de humanas, como teoria política, filosofia e sociologia. Ao longo de sua formação, o estudante deverá realizar trabalhos de campo em comunidades e outros espaços sociais. O estágio é obrigatório nesse curso.

Estar por dentro de quais são as oportunidades que o seu diploma oferece é um dos pontos mais importantes na hora de decidir em qual curso você irá ingressar. A área de serviço social é um segmento que vem crescendo muito no Brasil: hoje, existe uma lei que tem o objetivo de estimular ainda mais a atividade dos assistentes sociais em todo o país. Um profissional formado em Serviço Social pode contar com diversas possibilidades de carreira – mas, na maioria delas, é essencial apreciar o contato humano, e valorizá-lo.

O setor público continua sendo aquele que mais atrai os assistentes sociais, através dos famosos concursos públicos. Mas, além disso, o profissional ainda poderá realizar trabalhos em diversos outros locais, como creches, escolas, ONGs, hospitais, associações, unidades de saúde e muito mais. É importante lembrar que para atuar no mercado, é necessário possuir o curso superior de Serviço Social, além de estar devidamente registrado no Conselho Regional de Serviço Social, o CRSS. Após formados, os assistentes sociais contam com um amplo mercado: anualmente são oferecidas diversas vagas em prefeituras municipais, por exemplo, e essa pode ser uma ótima oportunidade para aqueles que estão em busca de estabilidade.

Uma das áreas que mais vem crescendo no país é a da saúde. Para os estudantes que se interessarem em ingressar nesse segmento, será possível criar projetos visando facilitar o acesso da comunidade aos serviços e ações da área da saúde. Já quem pensa em ir para a área da educação, uma boa alternativa é implementar programas de auxílio financeiro, selecionando aqueles que serão futuramente beneficiados. Por fim, para os assistentes sociais que preferirem trabalhar dentro de empresas, gerenciar projetos educativos de saúde, lazer e segurança para os funcionários pode ser uma ótima ideia, além de implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores.

Assessoria

Foto enviada pela Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-