31.8 C
Campo Grande

Veja como descobrir sua vocação profissional

- Publicidade -

14/11/2018 13h36

Se você está terminando o Ensino Médio e não sabe qual profissão escolher, saiba que esse é um dos problemas mais comuns nessa fase. As opiniões dos professores, da família e de amigos podem deixar você ainda mais confuso sobre o caminho a ser seguido. Mas toda essa indecisão pode ser minimizada com algumas dicas. Antes de tudo, no entanto, é importante entender que nada é definitivo. Você pode optar por uma carreira e anos depois perceber que a sua vocação, na verdade, era outra. Para ajudar você, confira cinco recomendações para escolher sua vocação profissional:

1. Aprofunde o conhecimento sobre suas habilidades

Quando você identifica suas habilidades, tudo fica mais fácil. Se você tem dificuldade com essa etapa, pense nas matérias nas quais você tinha maior aproveitamento na escola. Ou, melhor, daquelas disciplinas que você mais gostava. A partir desse momento, você começa a definir melhor em que área jamais atuaria e aquelas que gostaria de conhecer melhor.

2. Faça orientação profissional

Em muitos casos, o estudante fica confuso porque não se identifica com nada ou porque se identifica com muitas profissões. O processo de orientação profissional será capaz de afunilar essas opções. Existem alguns testes disponibilizados por algumas instituições na internet que podem auxiliar no começo, mas o ideal é procurar profissionais especializados. As equipes de orientação são formadas por psicólogos e educadores, para dar todo o suporte nessa fase.

3. Pesquise

A etapa da pesquisa é fundamental. Por causa do ciclo social limitado, pode ser que você não tenha contato com tantas profissões. O fato de não se identificar pode ser influenciado por esse ambiente. Existem cerca de 150 profissões regulamentadas no Brasil. É muito mais do que você pensava, não é? Por isso, é importante pesquisar o máximo de informações sobre as profissões que você já conhece e também tentar conhecer novas áreas de atuação. A internet é um ótimo lugar para isso.

4 . Analise o que você deseja para o futuro

Muitas profissões exigem uma rotina de trabalho fixa, enquanto outras são mais flexíveis. Saber em quais você se enquadra é importante para escolher como será na prática sua vida profissional. Se você é uma pessoa inquieta e que não suporta ficar em lugares fechados por muito tempo, pode ser que você tenha dificuldade de trabalhar em escritórios, por exemplo. Uma boa dica para saber como funciona o dia a dia das profissões é conversar com os próprios profissionais que já estão no mercado.

5. Pondere todas as opções

Pode parecer óbvio, mas uma análise fria de todas as opções nem sempre é feita pelos estudantes. Colete o maior número de informações sobre a carreira, os diferentes cursos fornecidos pelas universidades, a duração, a rotina de trabalho, seus gostos e habilidades. A partir disso, comece a avaliar os prós e contras de cada opção. Essa dica pode ajudar você a eliminar algumas carreiras.

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-