21.8 C
Campo Grande

Jovem supera limite de deficiência física e inicia curso superior

- Publicidade -

14/02/2017 07h26

Jovem supera limite de deficiência física e inicia curso superior em Dourados

David iniciou no começo deste mês sua jornada acadêmica no curso de licenciatura em Educação Física da Unigran

Mesmo com a movimentação dos membros inferiores e superiores limitada, o jovem David Pinheiro do Nascimento, de 20 anos, atendido pela unidade Residência Inclusiva do Governo do Estado em Dourados desde julho do ano passado, não viu obstáculos para ingressar no curso superior de Educação Física. O jovem, que tem a parte intelectual preservada, recebeu todo apoio necessário para finalizar o Ensino Médio e ingressar na universidade, estudando muito para passar no vestibular.

David iniciou no começo deste mês sua jornada acadêmica no curso de licenciatura em Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). A Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial e técnicos da residência inclusiva, realizou contato com a direção da Unigran, que possibilitou a concessão de bolsa de estudo integral e o apoio de um profissional constantemente para atender às necessidades do universitário.

A universidade também se colocou à disposição em executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física de David.

Residência Inclusiva

A Residência Inclusiva é uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

O serviço tem como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast com informações

foto da Coordenadoria de Proteção Social Especial

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-