32.8 C
Campo Grande

Você sabe o que é Cédula de Identidade Médica

- Publicidade -

30/01/2017 19h12

O CRM, Cédula de Identidade Médica, ganhou sua versão digital, o e-CRM. Saiba como funciona e como obtê-lo

A Cédula de Identidade Médica (CRM) é o documento obrigatório que atesta o registro do médico e a legalidade do exercício de sua função. Para acompanhar a digitalização da informação, o registro ganhou sua versão eletrônica, chamada CRM Digital ou e-CRM. Conheça suas características.

Como é o e-CRM?

Mais seguro do que o atual documento de papel, o CRM Digital é, assim como um cartão de crédito, confeccionado em policarbonato e dotado de um microchip criptográfico que auxilia nas operações online e garante a sua segurança a partir da codificação das informações ali contidas.

O e-CRM é um tipo de Certificado Digital e possui validade fiscal e jurídica. Ele pode ser solicitado diretamente junto ao Conselho Regional de Medicina e instalado diretamente no microchip de seu CRM Digital ou de um e-CPFA3 emitido por alguma das Autoridades Certificadoras (AC) atestadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Por ora, seu uso é facultativo. Caso opte por não contratar o certificado digital e-CRM, sua Identidade CRM Digital não terá seu chip ativado e servirá como simples documento comprobatório, sem acesso a alguns serviços online, mas ainda mantendo a sua maior segurança física em relação a Identidade de papel, que em breve será substituída por essa versão.

Dotado de um sistema antifurto, as informações do certificado são codificadas de maneira que apenas o remetente e destinatário possuam acesso a esses dados. Assim, ainda que tentem roubar as informações, elas não poderão ser lidas ou fraudadas, já que não possuem a chave de codificação presente no certificado.

Benefícios do e-CRM

Além de ser, física e digitalmente, mais seguro que a Identidade em papel, o e-CRM uma série de benefícios. Confira algumas vantagens do e-CRM.

Assinar Prontuários Eletrônicos de Pacientes (PEP)

As assinaturas em Pronturários Eletrônicos de Pacientes realizadas por um certificado digital possuem a mesma validade de uma assinatura manual, com a vantagem de ser realizada mais rapidamente e trazer economia ao eliminar a necessidade de papel e prontuários físicos.

Serviços exclusivos online

A partir de uma zona restrita aos médicos, o e-CRM dá acesso a serviços exclusivos no Conselho de Medicina no Portal Médico, garantindo conforto e velocidade nos serviços online.

Serviços para fins pessoais

Além do uso profissional, o e-CRM facilita serviços no âmbito pessoal, como:

• Emitir e analisar declaração de imposto de renda

• Acesso ao Receitanet

• Transações bancárias seguras

Pretende dinamizar seus serviços e obter um e-CRM? Comente e compartilhe conosco as suas opiniões.

Fonte: Colaboração de Arthur Marangon

Imagem enviada pelo colaborador

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-