23.8 C
Campo Grande

Com recorde de trabalhos selecionados no Intercom, acadêmicos mostram pesquisa

- Publicidade -

14/05/2019 19h50

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), selecionados com trabalhos para o Intercom Centro-Oeste — Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, estiveram na manhã desta terça-feira (14) na Câmara Municipal para mostrar parte das pesquisas da área da comunicação que estão sendo feitas na instituição. Neste ano, o curso obteve recorde de aprovações no evento, considerado um dos principais da área voltado para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Foram 15 pesquisas e artigos selecionados, superando a média de edições anteriores.

As informações sobre as pesquisas foram apresentadas ao vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, e ao vereador Eduardo Romero, que é jornalista, mestre e doutorando em Comunicação. “A UFMS comemora 40 anos e é um presente vermos o que estão produzindo, ainda mais neste momento em que as instituições estão sofrendo cortes. Por isso, a Câmara é parceria para mostrar o que está sendo produzido”, disse Romero.

O vereador Prof. João Rocha, que é professor de Educação Física formado na UFMS, ressaltou a importância de ser feliz com a profissão escolhida e com as opções feitas na vida. “Sempre fui um professor apaixonado pela área e com isso a gente faz um trabalho bem feito, sustenta a família e obtém conquistas”, disse.

Ele acrescentou ainda o fortalecimento político ao manter ideais, unindo diferentes gerações por anseios semelhantes. “Fico feliz de ver a juventude focada, com objetivo, determinação e é nosso papel estimular isso”, disse o presidente da Casa de Leis. A universalização do conhecimento produzido pelas universidades e o papel da comunicação para capilarizar as informações na sociedade também foram ressaltados pelo vereador Prof. João Rocha.

A professora do curso de Comunicação Social da UFMS, Suzana Cunha Lopes, ressaltou a relevância do diálogo com diferentes setores, a exemplo do Poder Legislativo, “tanto para contribuir com ideias ou fortalecer os trabalhos desenvolvidos pela instituição”.

Trabalhos

No Intercom, os acadêmicos tiveram selecionados quatro artigos: 1) Presunção de inocência aplicada ao filme A Caça e ao caso Escola Base (Amanda Raíssa); 2) A mobilidade urbana e o rádio: estudo sobre o Programa “Horário de Pico” (José Victor Marçal Câmara); 3) As notícias em um cenário pós-moderno: reflexões sobre o ato de ler em novas plataformas (Caio Teruel); 4) Codificação e categorização de critérios noticiosos em jornais de Dourados (MS): análise de conteúdo das dimensões da noticiabilidade (Mara Machado).

Ainda, para o Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), foram selecionados mais 11 projetos de acadêmicos da UFMS: 1) Projeto Gráfico do Jornal Laboratório Projétil (Thalia Zortéa); 2) Prática Laboratorial em Ciberjornalismo – Primeira Notícia (Letícia Marquine); 3) Jornal Laboratório Projétil (Fernanda Venditte); 4) Diásporados: uma reportagem em quadrinhos sobre refugiados e imigrantes (Norberto Liberator Neto); 5) Livro Reportagem Casa 140 (Natália Oliveira); 6) Reportagem Impressa: Diferenças em comum (Raquel Eschiletti); 7) Reportagem em Radiojornalismo: ninguém vive só de soja (Marco Antônio C. Fernandes); 8) Isto não é entrevista: documentário sobre a entrevista enquanto possibilidade de encontro e diálogo dos afetos (Adrian Albuquerque); 9) Revista Ponto Livre (Danielle Matos); 10) Contrapontos: debate sobre as eleições presidenciais de 2018 (Mylena Fraiha); 11) Documentário: Mato Grosso do Sul: a criação de um Estado (Beatriz Camargo).

O acadêmico Caio Teruel, 22 anos, destacou que ouviu mais de 100 universitários de diferentes cursos para analisar a leitura de notícias na pós-modernidade, utilizando novas plataformas. “O resultado deste estudo, sobre como as pessoas recebem a notícia atualmente, é apresentado no artigo, que destaca ainda o papel da educomunicação para ajudar neste processo de reflexão sobre o que é lido”, disse.

O Intercom Centro-Oeste ocorre de 22 a 24 de maio em Goiânia. Os selecionados irão participar da final em Belém (PA) de 2 a 7 de setembro.

Milena Crestani – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Divulgação/Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-