20.8 C
Campo Grande

Famílias remanejadas da Cidade de Deus recebem primeiras casas no Bom Retiro

- Publicidade -

26/11/2018 17h43

O governador Reinaldo Azambuja acompanhou nesta segunda-feira (26.11) a entrega das primeiras 15 casas do projeto executado em parceria com a prefeitura da Capital no bairro Bom Retiro, para abrigar famílias que viviam em situação de vulnerabilidade na antiga comunidade Cidade de Deus. Serão entregues, ao todo, 136 moradias no local.

É a concretização de um sonho já que eles viveram por muitos anos em barracos e agora edificaram suas próprias casas com piso, reboco e forro. As novas habitações têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, em 46,07 m² de área construída. Ao pisar na sua primeira casa própria em 79 anos de vida, a dona Maria Moreira da Silva deixou para trás a vida sofrida nos 10 anos em que viveu no Lixão de Campo Grande recolhendo material reciclável para sobreviver.

Em março deste ano encontramos Maria Moreira no Bom Retiro, morando em um barraco junto com o filho no Bom Retiro. Ela conta que há três anos vivia ali. “Antes de mudar para a favela eu pagava aluguel, depois não aguentei mais pagar aluguel que fui ficando de idade, o pessoal não queria mais dar emprego, aí fui para a favela”, lembra a idosa. Emocionada, ela não se cansa de agradecer a Deus pelo que chama de “benção”.

“Primeiramente quero agradecer a Deus e segundo o prefeito, o governador e os ajudantes que estão dentro desta obra aí, e essas mulheres guerreiras que trabalham, enfrentam esse sol dia a dia. Esperei muito por esse dia, de receber a minha casa, e hoje Deus concedeu essa vitória na minha vida”, afirmou.

O grande diferencial deste programa habitacional é que as unidades foram edificadas pelos próprios moradores, que passaram por capacitação oferecida pela Fundação Social do Trabalho (Funsat), aprendendo uma nova profissão, e não terão que pagar mensalidade.

São 128 trabalhadores que receberam qualificação profissional para atuar na construção civil. Eles estão inscritos no Programa de Inclusão Profissional (Proinc), recebendo bolsa-auxílio de R$ 954,00, cesta básica, almoço e vale-transporte. Salete Lúcio da Silva, de 45 anos é uma delas. Fez curso de azulejista e pedreira e está feliz por ganhar uma casa e uma profissão. “Parece que estou no paraíso, sempre sonhei de construir minha casa, de ter a casa própria, é uma satisfação de dizer assim: hoje estamos entrando numa casa digna. Quero murar, comprar móveis, deixar bem bonito a minha casa”, diz ela.

O grande diferencial deste programa habitacional é que as unidades foram edificadas pelos próprios moradores.

As mulheres respondem por metade dessa mão de obra. E Salete quer retribuir pelo que recebeu. “Agora vou ajudar a construir a casa das outras pessoas que estão aqui”, anuncia a nova moradora do residencial. No início do treinamento, cada morador pode escolher a área da construção civil que tinha mais interesse em obter qualificação profissional, de acordo com suas habilidades.

Além das 15 casas entregues, outras 121 estão em construção no Bom Retiro – 32 delas já em fase de finalização. As unidades vão ser entregues aos poucos, conforme forem sendo concluídas. Muitos operários planejam seguir na carreira após o término da obra e alguns já aproveitam para conseguir uma renda extra no fim de semana.

Ao participar da entrega das casas o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância deste projeto. “É uma parceria extremamente positiva que construímos, Prefeitura e Governo do Estado. O mais importante é ver a alegria dessas pessoas que não tinham uma moradia digna e hoje recebem uma moradia com dignidade, sem pagar aluguel, sem pagar prestação. Para nós é uma alegria enorme porque além deles fazerem a própria casa poderão também serem aproveitados no mercado de trabalho da construção civil, profissionalizados como eles foram e preparados para esse grande desafio”, afirmou.

“Nada mais feliz para um gestor do que a entrega de uma casa, de uma moradia. Graças a Deus começando a entregar as casas aqui do Bom Retiro, casas de primeira qualidade”, disse o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad.

O Governo do Estado subsidiou a compra dos materiais de construção no valor de R$ 4,9 milhões para a construção das casas do Bom Retiro (136 unidades) e mais 192 unidades que serão distribuídas nos bairros Jardim Canguru, José Teruel e Vespasiano Martins.

Também acompanharam a entrega das casas a diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação (Agehab), Maria do Carmo Avezani, diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, o diretor-presidente da Empresa Municipal de Habitação (Emha), Enéas Neto, e o deputado estadual professor Rinaldo.

Paulo Yafusso e Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro e Edemir Rodrigues

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-