22.8 C
Campo Grande

Publicação lançada reúne práticas de sucesso da assistência social na Capital

- Publicidade -

23/05/2019 06h24

Com o objetivo de valorizar o trabalhador e mostrar os avanços da política de assistência social, ao retratar as ações do ponto de vista de quem as executa, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou nesta quarta-feira (22) a publicação dos Anais do Seminário “SAS – Boas Práticas na Assistência Social”

O Anais foi escrito por 113 servidores municipais que tiveram a oportunidade de relatar experiências e práticas exitosas na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios das unidades descentralizadas/e setores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante o lançamento, o prefeito Marquinhos Trad exaltou o trabalho dos servidores da assistência social,

“Nós temos que colocar em prática as boas práticas. Vocês hoje têm mais tempo para os outros que para vocês próprios. Cuidam mais de pessoas estranhas, que pessoas da própria casa. Dedicam a vida de vocês para a assistência social”, disse

Com a publicação todos têm acesso ao compartilhamento e debate crítico dos trabalhos exitosos, possibilitando o conhecimento e o aprimoramento de informações sobre as intervenções sociais executadas, a qualidade dos serviços ofertados e principalmente, a implementação de estratégias para a superação dos desafios que se colocam no cotidiano dos trabalhadores do SUAS.

“Primeiro nós temos que trabalhar o outro lado, que são os servidores, valorizando, capacitando, dando liberdade para trabalhar democraticamente. As boas práticas surgem de longos diálogos, de um trabalho sério que vem sendo feito e que já se tornou referência em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Já fomos visitados, já fomos solicitados em Curitiba para levar o modelo do nosso Nós estamos superando expectativas e abrindo oportunidades”, afirmou.

Já o secretário municipal da SAS, José Mário Antunes, disse que a importância do material se dá por sintetizar as práticas de sucesso realizadas pelas equipes de diversos CRAS que fizeram trabalhos voltados, especialmente àquelas pessoas que não podem freqüentar o Centros.

“Por motivo de doença, se afastaram do convívio, e a equipe foi até a eles, levando o convívio, e essas práticas estão sendo divulgadas nesse caderno e já está sendo procuradas por vários municípios dos nossos estado e outros estados”, contou.

Da Gestão de Informação do Trabalho do SUAS, Elaine Rodrigues Teles, explicou que o projeto surgiu da necessidade de registrar as atividades que acontecem nas unidades.

“A gente teve o seminário, onde hoje as apresentações, mas a gente não quis que ficasse só nas apresentações, quis que ficasse registrado. Então a gente fez esse material, como uma forma de ter tudo registrado, os trabalhos que os nossos servidores prestam, dentro das nossas unidades. A iniciativa é que haja continuidade desses registros. De aproximar o trabalhador, e valorizar o trabalho que ele executa na ponta. Então o objetivo principal foi deixar registrado mesmo os trabalhos que esses profissionais fazem com eficiência, dão o seu melhor. Porque o objetivo é o usuário, mas não pode deixar de ter a visão do trabalhador porque ele é o principal foco para chegar na qualidade do serviço para o usuário”, finalizou.

CG Notícias

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-