18.8 C
Campo Grande

4 atividades físicas que ajudam a combater a ansiedade

- Publicidade -

02/09/2019 18h47

Se você já acorda cansado, sente-se desmotivado e deseja que o dia tenha pelo menos 30 horas para dar conta de todas as tarefas, você compartilha do sentimento de grande da população mundial. A sociedade moderna é extremamente acelerada e competitiva, e isso traz consequências para a saúde.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o Brasil é um dos líderes no ranking dos países com maior índice de ansiedade. O estudo indica que cerca de 23,9% da população sofre com a doença. O país também é um dos mais depressivos, ocupando o 5º lugar na lista.

Além do tratamento médico e ajuda psicológica, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada no controle dos sintomas. Os benefícios são muitos, como aumentar a capacidade de lidar com os fatores de estresse, melhora da autoestima, da capacidade de concentração, maior qualidade do sono, entre outros. Pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade encontram na prática de atividades físicas oportunidades de relaxamento, prazer e superação pessoal.

As atividades mais recomendadas são a corrida e a caminhada. Há também quem tenha muita energia e por isso prefira mais ação, com o crossfit e o airsoft – jogo em que equipes se enfrentam usando estratégias combate.

A explicação para a melhora é que durante e depois da prática de exercícios físicos nosso organismo libera hormônios como a endorfina, ocitocina e dopamina, que são reconhecidos por promover a sensação de bem-estar geral. Além do que estimulam a produção natural do hormônio do crescimento, GH.

Os esportes coletivos apresentam o diferencial de desenvolvem o espírito de equipe e a socialização. Os participantes precisam utilizar o raciocínio para conquistar objetivos.

Assessoria de Comunicação

Crédito: divulgação - Reprodução Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-