31.6 C
Campo Grande

Cursos de qualificação da Funtrab auxiliam na inserção no mercado de trabalho

- Publicidade -

02/05/2019 10h12

Com objetivo de auxiliar os trabalhadores a serem inseridos no mercado, a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para a população.

O diretor-presidente da Funtrab, Clistiano Fernando Alves, destacou que as ações de qualificação social e profissional apresentaram resultado positivo: “Os cursos feitos pela Casa de Qualificação tiveram impacto significativo na vida dos trabalhadores. Estas ações tiveram como premissa o princípio da dignidade humana como condição indispensável para que o trabalhador exerça a sua função, com isso proporcionando sua inclusão social e produtiva”, disse.

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) criou a Casa de Qualificação em 10 de dezembro de 2015, localizada à Rua 7 de setembro, 912 (entre as ruas Rui Barbosa e Pedro Celestino, no centro).

“Quando o trabalhador começa a ter dificuldade para arrumar uma vaga de emprego, nós iniciamos um trabalho de retaguarda e encaminhamos ele para uma qualificação para que ele possa encaixar a sua profissão dentro das exigências do mercado. Nosso Estado tem o privilégio de ter uma Casa de Qualificação. Nosso estado tem esse cuidado de buscar o preenchimento das vagas. Primeiro o trabalhador faz o curso profissionalizante e depois oferecemos a qualificação”, explicou o diretor-presidente.

O projeto surgiu diante da necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. A Funtrab tem como finalidade formular a Política Pública de Emprego Trabalho e Renda no âmbito estadual, que tem os seguintes objetivos: qualificar os trabalhadores com cursos profissionalizantes de, no mínimo, 40 horas e encaminhar os qualificados para o mercado do trabalho.

A oferta de cursos pela Casa de Qualificação contempla, a princípio, os seguintes arcos ocupacionais: alimentação, comércio, beleza e estética, telemática, turismo e hospitalidade, vestuário.

A intenção é de aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado do trabalho e outras formas de geração de trabalho e renda; aperfeiçoar e atualizar conhecimentos de novas tendências e tecnologias de atividades no mercado do trabalho; elevar a autoestima; o respeito à lei; estimular o desenvolvimento de postura do trabalhador; preparo para entrevistas de emprego, primeiro emprego e encaminhamento ao mercado de trabalho.

A Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) é vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Texto: Airton Raes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom).

Foto: Chico Ribeiro

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-