25.8 C
Campo Grande

Mais de 70 cursos para capacitação de profissionais

- Publicidade -

24/02/2019 05h10

Com o objetivo de assegurar momentos de estudos e reflexões sobre o trabalho dos professores em sala de aula e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está realizando, por meio da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais, até o dia 28, a terceira edição do programa de formação continuada da Rede Municipal de Ensino (Reme) “Reflexões Pedagógicas: diálogos entre a teoria e a prática”.

As formações estão acontecendo em diversas escolas e no Espaço de Formação da Semed, contemplando profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), envolvendo a equipe pedagógica, coordenadores pedagógicos de tecnologias e inovação, profissionais que atuam nas bibliotecas e professores da educação especial, totalizando pelo menos 7 mil profissionais da Reme.

De acordo com o superintendente de Políticas da Educação, Waldir Leonel, as mudanças do programa visaram dar mais opções de cursos para os profissionais. “O novo formato consiste em o professor poder escolher qual curso deseja fazer. Dessa forma ele se aperfeiçoa no tema em que realmente sente necessidade, de acordo com seus interesses e isso irá refletir na qualidade do ensino da Rede”, ressaltou

Outro ponto facilitador, é que pelo menos 85% desses cursos se repetem e estão sendo oferecidos em diversos horários para contemplar mais interessados.

Site

Tanto a Suped quanto a Divisão de Tecnologia Educacional têm investido no site do programa de formação continuada desde o ano passado. Ao acessar o endereço, é possível ter todo detalhamento dos cursos, currículo dos profissionais que atuam como formadores, datas, horários e locais de realização.

Também é possível, ao final da formação, imprimir no próprio site, a declaração de participação, além de avaliar os cursos, o que permite aos organizadores, aperfeiçoar as próximas edições.

Para inteirar-se de toda a programação, composta de 78 cursos, que ofertam pelo menos 18 mil vagas em diferentes áreas do conhecimento, os profissionais da educação devem acessar o endereço https://reflexoespedagogicas.net/ Mesmo quem não fez a inscrição no prazo, pode participar da formação, caso ainda tenha vaga no curso escolhido. A declaração de participação também será emitida a esses profissionais.

“O compromisso da Semed é investir na formação dos seus profissionais e, para isso, é importante facilitar a adesão deles no programa, por isso buscamos utilizar uma plataforma descomplicada e acessível a todos”, destacou Guilherme Ferrari, responsável pela Ditec.

Aprendizado

Coordenadora pedagógica de Tecnologia e Inovação na escola Manoel Inácio de Souza, Sandra Cristina Nogueira Flávio acredita que os cursos abrem um horizonte de possibilidades para se trabalhar o projeto pedagógico da Reme nas unidades, além de valorizar a aplicação das novas tecnologias. “Nós mostramos que elas devem e podem ser usadas como ferramenta de aprendizado, com aulas planejadas, tirando aquela visão de que o horário na sala de tecnologia é apenas um momento de recreação”, disse.

Para a técnica Ana Lúcia Siqueira de Souza, que está atuando como formadora em curso na área de tecnologia, o diferencial da formação em relação às edições passadas é a possibilidade de atuar em um universo mais amplo, interagindo com profissionais de diferentes áreas. “É um processo mais enriquecedor e agrega muito para o formador. Você fica em uma posição de abrir os horizontes, pensar e olhar de uma outra maneira a educação”, pontuou.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-