Curso sobre unidades de conservação urbanas está programado para 6 a 9 de março

18/02/2018 09h31

A capital sul-mato-grossense receberá entre os dias 6 e 9 de março, no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a 5ª Edição do curso "Criação e gestão de Unidades de Conservação em áreas urbanas: aspectos conceituais, legais e práticos", com objetivo fornecer os conceitos básicos e as técnicas que embasam o planejamento e implantação de Unidades de Conservação, fundamentados em uma visão integrada do território e da gestão participativa.

O curso destina-se a alunos e pesquisadores de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, além de profissionais da área que atuam na área ambiental e urbana, inclusive profissionais liberais.

Terá como ministrante o Arquiteto e Urbanista/Analista Ambiental Miguel von Behr, que é mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou mais de 30 anos no ICMBio e como gestor de UC e, além da presença de palestrantes convidados da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e Ministério Público – MS.

Dentro da programação estão previstas abordagens de assuntos como aspectos legais e a criação de Unidades de Conservação (UCs); as especificidades das UCs urbanas; o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC); o Estatuto das Cidades; os conselhos gestores e planos de manejo; educação ambiental; aspectos participativos e oportunidades e desafios de gestão das unidades de conservação urbanas brasileiras. Também haverá uma visita técnica ao Parque Estadual Matas do Segredo.

O evento é promovido pela UFMS, por meio dos Laboratórios de Paisagem e Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações Ambientais, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas/Núcleo Mato Grosso do Sul, (ABAP-MS), Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil/Departamento Mato Grosso do Sul (CAU-MS), Ministério Público Estadual e Ecoa- Ecologia e Ação.

Serviço: Inscrições com desconto devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro, após o dia 21 de fevereiro as inscrições podem ser realizadas sem desconto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 99840-7341, e-mail: ucs.urbanas@gmail.com, ou ainda pela website: https://ucsurbanas.wixsite.com/ucsurbanas.

CG Notícias

 

Envie seu Comentário