Jornalistas são homenageados durante sessão solene na Câmara Municipal

11/04/2019 09h26
A Tribuna News A Tribuna News

homenageados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (10). Eles foram agraciados com a Medalha Legislativa Priscilla Sampaio, alusiva ao Dia do Jornalista, celebrado no último domingo, dia 7.

"O jornalista tem que estar de vigilância, olhar pelo povo perante os sistemas constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele tem a atribuição de contar as histórias do dia a dia e ter um olhar crítico, diferenciado e agudo perante esses poderes. Gostaria de cumprimentar o vereador Eduardo Romero pela homenagem, pois todo profissional tem seu mérito, sua contribuição na sociedade. E reconhecer o papel desses profissionais é a missão desses poderes constituídos. O reconhecimento significa valorização", afirmou Mario Luis Fernandes, coordenador do curso de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A Sessão Solene e as celebrações do Dia do Jornalista foram instituídas pela Lei 4.828/10, Resoluções 1.210/15 e 1.282/18. A proposta instituindo a Medalha é de autoria do vereador Carlão. Na justifica da Resolução, destaca-se a importância de homenagear os profissionais do jornalista, considerando sua relevância e os desafios permanentes, que vão além de avanços tecnológicos e novos meios.

"Me sinto muito orgulhoso e gostaria de agradecer. É com muita felicidade que eu recebo essa Medalha em homenagem ao Dia do Jornalista. Comecei muito novo, com 16 anos, na década de 1960, e registrei todas as grandes passagens da nossa cidade. Eu respiro fotografia, desde o momento que acordo, até a hora de dormir. É com muito orgulho que recebo essa homenagem em vida", discursou, em nome dos homenageados, o fotógrafo Roberto Higa.

O vereador Eduardo Romero, proponente da solenidade, destacou a importância da atuação jornalística na sociedade. "Muitos casos só ganham notoriedade quando a imprensa noticia, e outros só se resolvem quando viram notícia. Nossa solenidade, parabenizamos vocês, que foram seletamente escolhidos. Nossa sociedade, mais do que nunca, precisa dessa profissão, precisa respeitar e reconhecer o trabalho do jornalista. Que tenhamos, de fato, a liberdade de imprensa. Que possamos, de fato, mostrar os fatos como são. O papel do jornalista não é só aparecer na mídia, mas transformar a realidade. Vocês são parte da história", lembrou.

A Medalha Legislativa recebe o nome da jornalista "Priscilla Sampaio", que faleceu no dia 30 de setembro de 2015. Priscilla tinha destaque em várias áreas, dedicava-se à música, igreja e família. Fazia parte da Emissora TV Morena há sete anos, onde foi produtora, repórter e apresentadora. Como chefe de reportagem cuidava das pautas, preparando com os produtores os assuntos que os repórteres iriam gravar nas ruas. Antes de seu falecimento aos 32 anos, ela apresentava o MS Rural e a previsão do tempo no MSTV 2ª Edição.

"A Priscilla não se ausentou da vida. Ela viveu intensamente 32 anos. Menina bonita, meiga, inteligente, profissionalmente transitou por três grandes empresas de comunicação. Mulher de fé com obras, mãe dedicada, filha carinhosa, e irmã querida. Essa medalha representa a identidade do jovem jornalista, mas também do profissional experiente, sensível, que ensina o que sabe. Representa, também, a jornalista mulher, que sai de casa de madrugada, que deixa o filho dormindo", disse a irmã de Priscilla Sampaio, Patrícia Mara da Silva.

Para o deputado estadual Eduardo Rocha, o jornalista é o elo entre população e poder público. "Aqui [Câmara] é o lugar onde tudo se resolve na cidade. É através da política que melhoramos ou pioramos nossa cidade. A democracia existe graças ao apoio dos jornalistas que tiveram coragem de enfrentar a ditadura. Se não tiver a cobrança do jornalista, a crítica, as boas matérias, nada acontece. O jornalista é um elo com a população", afirmou.

Exposição – Durante a solenidade, foi realizada ainda uma exposição de fotos históricas de Campo Grande, feitas pelo fotógrafo Roberto Higa, um dos homenageados. As fotos permanecerão expostas na sede da Casa de Leis até a sessão ordinária desta quinta-feira (11).

Confira abaixo a lista de homenageados:

Ademir Santana - Luiz Roberto de Holanda Mendonca e Moisés Palacios Rodrigues

Ayrton Araújo do PT - Anna Célia de Almeida Gomes e Mirian Eloah Machado

Betinho - Cristina Ramos da Silva Ribeiro e Maria Aparecida da Silva Pereira

Carlão - Osvaldo Nobrega dos Santos e Renata Kelly Volpe

Cazuza - Marithê Santos Lopes e Paula Maciulevicius de Oliveira Brasil

Chiquinho Telles - Josimar Aguirre Palácio e Lúcia Silva dos Santos

Delegado Wellington - Fabiano Gomes de Arruda Silva e Jaqueline Naujorks

Dharleng Campos - Raul Peterson Ruffo e Mariana de Sousa Anjos

Dr. Antonio Cruz - Francisco de Assis Menezes Júnior

Dr. Cury - Karine Cortez e Edilene Borges de Carvalho Santos

Dr. Loester - Eliezer David de Medeiros e Gabriela Renata Gimenes Couto

Dr. Wilson Sami - Rosimeyre Alves Rodrigues e José Roberto dos Santos

Eduardo Romero - Eliane Ferreira de Souza e Ana Lívia Tavares da Silva

Enfermeira Cida Amaral - Renata dos Santos e Milton Ribeiro Rodrigues De Sá

Fritz - Jéssika Machado e Camilla Cordeiro Vilanova

Gilmar da Cruz- Viviane Freitas e Danielly Cabral Barbosa Baldi

João Cesar Mattogrosso - Alana Regina Diana Portela e Rodrigo Donisete Grando

Junior Longo - Sarah Santos de Jesus e Flavia Eloyza Roncolato Galdiole do Nascimento

Odilon de Oliveira - Lívia Machado Infante Vieira Pinesso e Adriano Hany Reis Isoud

Otavio Trad - Antonio Gustavo Elias Agappito e Rafael Ribeiro Emiliano

Papy - João Carlos Marchezan e Luciana Bomfim Daige Taveira

Pr. Jeremias Flores - Vivian Krajewski e Silvio Ferreira

Valdir Gomes - Gisllane Leite das Virgens de Moura Bluma

Veterinário Francisco - Débora Bordin e Rafael Domingos Fernandes

Vinicius Siqueira - Elaine Cristina Valdez Cardoso de Freitas e Tayanara Andrade de Oliveira

William Maksoud - Cristiany Pazeto Lopes e Elizabeth Cristina Oliveira Moreira

Câmara Municipal:

Maria Antonietta Maksoud

Luane Morais Leite Antunes

William Lima Franco

Kelson Rodrigues dos Santos Carvalho

Guto Dobes

Maureen Mattiello

Átila Eugênio Rosa Rocha

Flávia Pinto Leimgruber

Edevaldo Nascimento

Rejane Amorim Monteiro Mishima

Paulline Carrilho

Lidiane Regina Kaspary Kober Villarinho

Claudia Malini Gaigher Bucker

Rosa Do Carmo Batista Amorim Cabral

Natalia Rafael Yahn

Liziane Carla Furlan Berrocal

Roberto Higa

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

 

Envie seu Comentário