22.8 C
Campo Grande

Live debate a importância da filantropia para a sociedade

- Publicidade -

07/10/2020 22h38 –

No dia 20 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Filantropia e para marcar essa importante data o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) participará de uma live dos Hospitais PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) no dia 13 de outubro, às 19h. O evento online será realizado por meio do canal do  Youtube dos Hospitais PROADI-SUS, de forma gratuita e irá debater o papel da filantropia para o desenvolvimento e fortalecimento da saúde brasileira.

Na ocasião, o presidente do FONIF, Custódio Pereira, participará do painel sobre as contribuições da filantropia e do PROADI-SUS para a saúde no Brasil com os CEOs dos cinco hospitais membros do programa: Paulo Bastian, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Fernando Torelly, CEO do HCor; Dr. Guilherme Shettino, diretor de responsabilidade social do Hospital Israelita Albert Eistein; Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento; e Dr. Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês.

“Falar de filantropia aqui no Brasil ainda é muito desafiador, por isso precisamos mostrar sua relevância para a nossa sociedade e contribuir para o fortalecimento do setor. Uma recente pesquisa desenvolvida pelo FONIF mostrou que, na área da Saúde, por exemplo, suas atividades correspondem a 59% de todas as internações de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e somam 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares por ano. Ou seja, os números por si só já demonstram a nossa importância e população precisa ter dimensão desse trabalho e valorizá-lo”, esclarece Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Por isso, o Dia Nacional da Filantropia decorre da mobilização do FONIF e nasceu para evidenciar a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no Brasil, além de promover a valorização e gerar esclarecimentos sobre este setor vital para a sociedade brasileira.

Sobre o FONIF

O FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016 e auditada pela Audisa, com uma nova versão lançada em 2019. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda, que o setor já realizou mais de 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, possui mais de 2,4 milhões de alunos matriculados e 725 mil bolsas de estudo no Ensino Superior e Básico e são mais de 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção social. Além disso, o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Outra conquista do FONIF, foi a instituição no calendário nacional do Dia Nacional da Filantropia, comemorada em 20 de outubro. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade:  www.fonif.org.br.

Sobre o PROADI-SUS

O PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS (Sistema Único de Saúde) por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne cinco hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. O PROADI-SUS é mantido com recursos dos hospitais participantes como contrapartida da imunidade fiscal. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se: redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: http://hospitais.proadi-sus.org.br

Assessoria de Imprensa

Imagem Pixabay

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-