31.8 C
Campo Grande

Crianças e gestantes são prioridade na 1ª etapa da vacinação contra a gripe

- Publicidade -

17/04/2019 08h04

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, nesta primeira etapa, iniciada na semana passada, dia 10, em Três Lagoas, está dando atenção prioritária às crianças de seis meses a seis anos incompletos e às gestantes de qualquer tempo de gravidez.

A vacina está disponível, no decorrer desta semana, em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, ou seja, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Setor de Imunização, com base em estimativas populacionais, informou que, nesta primeira etapa, deverão ser vacinadas 9.020 crianças de até seis anos incompletos e 1.427 gestantes, em Três Lagoas.

AUMENTA PROCURA PELA VACINA

A procura pela vacina está movimentando a maioria das Unidades de Saúde, como é o caso da UBS Nova Três Lagoas, coordenada pela enfermeira Thayse Matheus Cerzosimo.

Como informou a técnica de enfermagem, Daniele de Lima Campos, nesta UBS, “já foram aplicadas mais de 300 doses da vacina. Desse total, 170 foram aplicadas em crianças de até seis anos incompletos, que estudam no CEI Cida Castro” (Centro de Educação Infantil Professora “Maria Aparecida Silva Castro”, provisoriamente instalado no CRASE “Coração de Mãe”).

Mais de 10 mães com suas respectivas crianças no colo e o mesmo número de gestantes aguardavam sua vez para serem vacinadas contra a Gripe, na manhã desta terça-feira (16), na UBS “Nova Três Lagoas”.

CARTEIRINHA DE SAÚDE

A coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, orienta os pais e responsáveis das crianças dessa idade, que, ao levarem seus filhos de seis meses a seis anos incompletos à unidade de Saúde para a vacinação, levem junto a Carteirinha de Saúde da criança.

“Isso é muito importante para que sejam feitas as devidas anotações e se verifique também se estão em dia as demais vacinas, que a criança precisa receber dentro do calendário de vacinação”, explicou Humberta.
SEGUNDO GRUPO PRIORITÁRIO

Após a Páscoa, na próxima segunda-feira (22), começam a ser vacinadas contra a Gripe as pessoas do segundo grupo prioritário de risco, que são: idosos e idosas acima de 60 anos; profissionais da Saúde, mediante a comprovação da respectiva função; as puérperas, que são as mulheres que deram à luz recentemente, ou seja até 45 dias após o parto; doentes crônicos, com apresentação obrigatória de receita médica; professores e professoras que trabalham em sala de aula na Educação pública e particular, também mediante apresentação de comprovação funcional, por meio de holerite ou crachá; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas sócio educativas em UNEI – Unidade Educacional de Internação.

Estima-se que o total de pessoas, inseridas neste grupo prioritário de risco, seja em torno de 20 mil, levando em conta os mais de 10,4 mil idosos e mais de cinco mil pessoas com doenças crônicas, que residem no município de Três Lagoas.

DIA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – DIA “D”

O denominado “Dia D”, de mobilização nacional da campanha está marcado para o primeiro sábado do mês de maio, dia 04, em todo o Brasil. Detalhes, como locais, equipes volantes e horários do “Dia D” da Campanha de Vacinação serão divulgados oportunamente.

No “Dia D”, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a todos os Grupos Prioritários, acima citados, ou seja, gestantes, crianças e idosos, profissionais da Saúde e da Educação e Doentes Crônicos, que não foram vacinados nas datas a eles reservadas.
Aproveitando a oportunidade do “Dia D”, as equipes de vacinação da SMS de Três Lagoas estarão também realizando a atualização das Carteiras de Vacina de Gestantes e Crianças.

Assessoria de Imprensa

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-