22.8 C
Campo Grande

Enfermeira esclarece campanha e Dia D de vacinação contra gripe

- Publicidade -

30/04/2019 15h44

O Dia D de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado, dia 4 de maio, em Campo Grande. A convite da vereadora Enfermeira Cida Amaral, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariah Barros, falou na Tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta terça-feira (30), sobre a campanha de imunização.

A campanha começou no dia 10 de abril, pois foi antecipada pelo Ministério da Saúde. São 69 unidades de saúde ofertando as doses e, desde o dia 29 de abril, a Secretaria disponibilizou trailer na Praça Ari Coelho, no Centro de Campo Grande, para vacinação. “Muitos idosos têm residência nas proximidades. Ontem (dia 29) imunizamos cerca de 800 idosos”, afirmou.

Essa será a estrutura mantida no sábado, dia 4 de maio, das 7h às 16h45, sem intervalo para almoço. O trailer permanece na Praça Ari Coelho durante toda a semana.

Conforme informações disponibilizadas no site da Prefeitura de Campo Grande, podem receber a dose da vacina indivíduos com 60 anos ou mais de idade; as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, os professores de escolas públicas e particulares; as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; e, os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, bom como os funcionários do sistema prisional serão imunizados em esquema de programado pela Sesau.

Mariah Barros destacou ainda o controle rigoroso que está sendo feito na vacinação. “Não sou a única responsável, compartilho com gerentes há dois anos esse serviço e controlamos a quantidade de doses que entra numa unidade e quantas foram aplicadas. É importante para termos clareza e transparência na realização da campanha”, afirmou. Ela esclareceu que presta contas desses procedimentos ao Ministério Público Estadual.

A coordenadora disse que neste ano ainda não foram notificados casos de influenza em Campo Grande (casos da H1N1 são predominantes no Brasil). “Esperamos não ter casos, pois ainda temos outro fator complicador, que são os casos de dengue”.

A vereadora Enfermeira Cida agradeceu a presença da enfermeira Mariah Barros para falar da prevenção. “Não tem prevenção melhor que vacinação. Todo dia é de prevenção, mas temos que seguir e cumprir esse calendário vacinal”, disse.

Serviço – Segundo informações da Prefeitura de Campo Grande, para facilitar o acesso às informações da Campanha, a Sesau disponibiliza um site específico disponível em www.campogrande.ms.gov.br/sesau e clicar em “Camp.Gripe” na barra de menus. Neste endereço, estão todas as informações sobre quem deve se vacinar, locais de vacinação e documentos que devem ser apresentados.

Milena Crestani – Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-