31.8 C
Campo Grande

Equipe do Castramóvel inicia atendimento na Escola da Vila Piloto

- Publicidade -

27/02/2019 11h34

Desde segunda-feira (25), a unidade móvel de atenção à saúde de cães e gatos, popularmente conhecida como “Castramóvel”, encontra-se instalada no pátio da Escola Municipal Professora “Maria de Lourdes Lopes”, na Rua 24 S/N, na Vila Piloto II.

Concluída a instalação, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, responsável pelo Castramóvel e coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, iniciou os procedimentos de castração de cães e gatos machos, na manhã desta terça-feira (26).

“Pelo número de procedimentos já agendados, perto dos 40, já podemos prever que a demanda será grande aqui na Vila Piloto porque a população passou a entender o verdadeiro significado de posse responsável de animais de estimação”, comentou Ottoni.
A equipe do Castramóvel conta também com a participação de um grupo de alunos estagiários de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas AEMS e o atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Todos os procedimentos continuam sendo pré-agendados, pessoalmente, junto à equipe do Castramóvel, ou pelos telefones (67) 3929-1803 e (67) 99200-2638 do CCZ.
“Cães e gatos machos, a partir dos seis meses de idade podem ser castrados e os donos dos animais recebem todas as recomendações de cuidados necessários que devem ter, antes e após a castração”, orientou o médico veterinário do CCZ.

POSSE RESPONSÁVEL

Em meio aos procedimentos, a equipe do Castramóvel, por onde já passou, tem orientado os donos de animais de estimação quanto ao significado e deveres da posse responsável.

“Infelizmente, apesar de tantas campanhas sobre a posse responsável, tem gente que não está nem aí e abandona cães e gatos por aí”, comentou o aposentado Laudualdo dos Santos, morador na Vila Piloto.

Ele procurou a equipe do Castramóvel para agendar a castração de nove gatos. “É isso mesmo. Tenho 13 gatas, nove gatos machos e um cachorro. Todos os 22 gatos foram jogados e abandonados no meu quintal, quando ainda bem filhotes”, contou. “Nosso prefeito está de parabéns pela implantação gratuita deste serviço”, comentou Laudualdo.

Quem também esperava por agendamento para castração do seu cachorrinho era a Yasmin Vitória Pereira Lima. “Que bom que agora temos este serviço, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Três Lagoas. Meu cachorro tem um ano e meio e está dando muito trabalho. Por vezes, desaparece por aí atrás de uma cadela no cio e dá canseira para voltar para casa”, contou Yasmin. Ela ficou sabendo do Castramóvel pela Internet (www.treslagoas.ms.gov.br) e também por amigas.

Já o morador da Vila Alegre, Nelson Soares, agendou por telefone a castração do seu cachorro, um mestiço de fox paulistinha com dálmata. “O pessoal do CCZ foi muito atencioso ao telefone, explicou tudo direitinho e meu cachorro já está castrado. Estou só esperando passar o efeito da anestesia”, contou.

“Este serviço é muito caro nas clínicas veterinárias particulares. Por isso, muito bom podermos contar com estes serviços da Prefeitura de Três Lagoas”, disse o morador da Vila Alegre.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-