31.8 C
Campo Grande

Equipe técnica de apoio e acompanhamento de epidemia de Dengue visita TL

- Publicidade -

23/04/2019 18h34

Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) está em Três Lagoas para uma visita técnica de apoio e acompanhamento de epidemia de Dengue, que o Município vem enfrentando atualmente e agravada a partir dos últimos meses de 2018.

A equipe da SES, em visita a Três Lagoas, é formada pela gerente técnica de Doenças Endêmicas, enfermeira Livia Mello; gerente técnico de Zoonoses, médico veterinário Rafael Ovídio; diretor do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul – Lacen/MS, Luiz Henrique Demarchi; Gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da Coordenadoria de Controle de Vetores (CCV), Márcio Luiz Oliveira; gerente da Rede de Laboratórios – Lacen/MS, Lisandra Suif de Araújo; e a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Karine Ferreira Barbosa.

Na visita técnica, iniciada na manhã desta segunda-feira (22) e que deverá continuar no período da manhã de terça-feira (23), a equipe da SES foi recebida no recinto do Plenarinho “Toninho do Arapuá” da Câmara Municipal pela secretária de Saúde (SMS), Angelina Zuque, acompanhada da diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Geórgia Medeiros de Castro Andrade, e dos coordenadores dos vários Setores dessa Diretoria da SMS.
Pela manhã, após exposição do “Panorama de Dengue e Leishmaniose”, no município de Três Lagoas, a cargo da enfermeira Adriana Spazzapan, coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, houve também exposição das principais ações de enfrentamento e controle do Aedes aegypti, realizadas pelas equipes do Setor de Endemias e Controle de Vetores, coordenado por Alcides Divino Ferreira.

Para conhecimento da equipe da SES, foi também exposta a Situação Laboratorial de Dengue em Três Lagoas, ou seja, amostras para exames realizados em Três Lagoas e as enviadas ao LACEN/MS e a porcentagem de casos positivos e negativos. A exposição esteve a cargo do biomédico da SMS, Arieu Azevedo Moraes.

PROGRAMAÇÃO

No período da tarde de segunda-feira, a equipe técnica da SES, seguindo a programação previamente divulgada da visita a Três Lagoas, reuniu-se com os Agentes de Endemias e com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no auditório das Faculdades Integradas AEMS. Nesse encontro, houve também exposição do Panorama da Dengue e da Leishmaniose no município de Três Lagoas.

Em seguida, houve apresentação de “Agravos Dengue, Zica, Chikungunya e Leishmaniose”, a cargo dos técnicos Lívia Mello e Rafael Ovídio da SES.

“Esta visita técnica já aconteceu em Campo Grande, Dourados e Corumbá com o objetivo de alinharmos procedimentos e atualizarmos os conhecimentos no enfrentamento às endemias de Dengue, Leishmaniose, Chikungunya”, comentou a enfermeira Lívia Mello.
Coube ao técnico Márcio Oliveira da CCV da SES falar da importância do “Papel do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Endemias no controle do Aedes aegypti”.

A visita termina no período da manhã desta terça-feira, no auditório das Faculdades AEMS, onde está acontecendo o encontro com médicos e enfermeiros e enfermeiras, que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, também para “alinhamento de procedimentos”.

A atualização de conhecimentos e de procedimentos na classificação de risco e manejo clínico da Dengue e da Leishmaniose esteve a cargo do médico infectologista da SMS, Delso do Nascimento.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-