22.8 C
Campo Grande

Índice de infestação do Aedes nos quintais e interior das casas continua alto

- Publicidade -

17/05/2019 07h21

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Setor de Endemias e Controle de Vetores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou os extratos do terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRA de 2019, nesta quarta-feira (15).

Como consta no LIRA de maio, o índice geral de infestação do Aedes aegypti é de 2,5%. Portanto, pelos critérios de avaliação do Ministério da Saúde, quando são identificadas de uma a três casas infestadas a cada 100 propriedades pesquisadas, o índice é avaliado como sendo uma “situação de alerta”. Nos resultados do LIRA anterior, esse índice era de 1,1%.

Como observou o coordenador do Setor de Endemias e Controle de Vetores, Alcides Divino Ferreira, “infelizmente tivemos uma considerada e preocupante elevação nos índices de infestação do Aedes aegypti, comparando com os resultados do LIRA de abril/2019. Por isso, continuamos vivendo situação de alerta e as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti deverão continuar sendo intensificadas”, disse.

Essa situação de alerta e consequente intensificação das ações de enfrentamento à Dengue, conforme indicam os extratos do último LIRA, serão, principalmente, no Centro, Interlagos, Lapa, Vila Nova, Jardim Alvorada, Paranapungá, Vila Alegre, Vila Piloto, Santa Luzia, Vila Haro, Parque São Carlos e Osmar Dutra. Foi nestes bairros que os Agentes de Endemias localizaram o maior número de focos do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

LIXO NOS QUINTAIS E RESIDÊNCIAS

O lixo em geral, jogado nos quintais e até no interior das residências, como, latas, recipientes de plástico, sucatas e entulhos, continua preocupando as equipes de Agentes de Endemias. Nesses locais de lixo, foram encontrados 24 focos do Aedes aegypi, representando 25,5% dos 94 depósitos positivos localizados em todos os imóveis pesquisados.

Do total de imóveis visitados (2.795), em 70 deles foi constatada a presença do Aedes, ou seja, com esses resultados apurados, o Índice de Infestação Predial (IP) é de 2,5% e o Índice de Infestação de “Breatau” (IB), baseado na quantidade de depósitos encontrados em cada imóvel visitado, ficou em 3,4%. O “Índice de Breteau” – IB nos extratos do LIRA é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas habitações residenciais e comerciais.

Assessoria de Imprensa

Escreva aqui a legenda da foto

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-