Saúde do trabalhador de enfermagem será debatida em Audiência na sexta-feira

21/03/2019 20h45
Foto: Izaias Medeiros Foto: Izaias Medeiros

A saúde do trabalhador de enfermagem será tema de Audiência Pública na sexta-feira (22), às 14 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande. O debate é convocado pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, por proposição do vereador Fritz, que também é enfermeiro.

Valorização profissional, melhoria das condições de trabalho e piso salarial estão entre os assuntos a serem debatidos. "Estamos observando aumento exponencial da violência contra os servidores. Como o profissional de enfermagem está neste primeiro atendimento, acaba sendo mais agredido verbal e fisicamente", disse o vereador Fritz. Ele pontuou que são vários fatores que interferem para o problema, os quais serão debatidos na audiência, pois contribuem para fragilizar a saúde do trabalhador.

Há ainda índice elevado de profissionais afastados por doenças psiquiatras, tema que também será abordado no debate, segundo o vereador. Para isso, a audiência contará ainda com a palestras de profissionais de referência na área, a exemplo da médica psiquiatra Silvia Rodrigues Jardim, doutora em Psiquiatria e Saúde Mental, e de Lúcia Rotenberg, doutora em Psicologia. Ambas têm várias pesquisas relacionadas ao trabalhador da saúde.

O debate contará com profissionais da enfermagem, representantes de sindicatos, conselhos e associações da categoria, pesquisadores de universidades. Representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde também foram convidados.

Além do vereador Fritz, a Comissão de Saúde conta ainda com o vereador Dr. Livio na presidência, vereadora Enfermeira Cida Amaral na vice-presidência e vereadores Dr. Wilson Sami e Veterinário Francisco como membros.

No dia 20 de fevereiro, Audiência Pública debateu a efetividade do horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Campo Grande, que passaram a funcionar durante 12 horas ininterruptas, alterando o horário de trabalho dos profissionais da área. Na data, os profissionais também reclamaram da falta de materiais e cobraram melhores condições de trabalho.

Serviço - A Audiência será na sexta-feira (22), a partir das 14 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park.

Milena Crestani - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

 

Envie seu Comentário