28.8 C
Campo Grande

Tratamento de tabagismo é oferecido para quem deseja parar de fumar

- Publicidade -

27/02/2019 21h25

Unidades de Saúde da Prefeitura de Campo Grande oferecem tratamento para os interessados em parar de fumar. O Programa de Controle do Tabagismo acontece em 28 locais em Campo Grande e nas unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),

Neste mês de fevereiro, três novos locais oferecem o atendimento: UBS Caiçara e Carlota e UBSF Mata do Jacinto. A Sesau adota o modelo do Ministério da Saúde, estabelecido como Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

Em Campo Grande, os locais habilitados para atendimento do programa são UBS/UBSF, hospitais e o Centro Especializado Municipal. Em 2018, foram atendidos mais de 570 fumantes que procuraram atendimento para cessar o tabagismo.

O tratamento também é oferecido na UBSF Albino Coimbra, UBSF Jardim Itamaracá, UBSF Jardim Noroeste, UBSF Parque do Sol, UBSF Paulo Coelho Machado, UBS Silvia Regina, UBSF Tarumã, UBSF Vila Fernanda e UBS Caiçara.

As equipes das unidades se mobilizam para captar e orientar os usuários que desejam parar de fumar. O rol de profissionais nestes locais é ampliado quando as unidades contam com NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica/NASF-AB) que possui psicólogo, nutricionista, farmacêutico, educador físico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Na UBS Caiçara foi aberto o segundo grupo pela unidade que já programou mais dois grupos ainda para este ano, sendo um para maio e outro para setembro de 2019.

CG Notícias

CG Notícias

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-