28.8 C
Campo Grande

5 dicas para planejar a reforma

- Publicidade -

25/04/2019 21h41

Pensar o futuro é muito importante. Enquanto se é jovem, estabelecer os objetivos para a reforma e planeá-la pode ajudar, mais tarde, a ter uma vida mais estável e feliz.

Normalmente, a idade da reforma corresponde a uma fase de maior debilidade física. Esta, muitas vezes, faz-se acompanhar de gastos extra, nomeadamente com a saúde. Assim, para que se esteja preparado para eventuais contingências, é necessário pensar na gestão financeira e começar, desde cedo, a fazer planos para esse tempo vindouro.

Sabendo como os recursos financeiros dos fundos públicos são, hoje, reduzidos, torna-se importante que seja feita uma poupança pessoal, para garantir a estabilidade económica no futuro. Esta poupança pode ser programada se, desde cedo, forem estabelecidos os objetivos concretos para o tempo do aposentamento.
Saber qual a idade com a qual planeja reformar-se, fazer contas à renda possível que provenha dos fundos públicos e saber quanto deve poupar mensalmente faz parte do processo de criação de metas para a reforma.

Hoje, deixamos 5 dicas para começar a planear a sua reforma.

1. Defina a idade da reforma

O objetivo para a reforma não é o mesmo para todas as pessoas. Enquanto algumas alegam que o trabalho é o seu combustível e não pretendem reformar-se, outras gostariam de poder fazer uma reforma antecipada.

A importância desta questão é tamanha que começam a surgir novos movimentos internacionais, como é o caso do movimentoFIRE (Financial Independence Retire Early), que visam justamente permitir que as reformas sejam feitas mais cedo, promovendo uma vida mais pacata e na qual exista a possibilidade de aproveitar melhor toda a diversidade de recursos mundiais.

Estabelecera idade com a qual gostaria de reformar-se ajudará a criar um plano mais estruturado e realista.

2. Pense como quer viver a reforma

Outro aspeto importante será pensar como vai querer viver os anos da sua reforma. A poupança necessária não será a mesma caso pretenda viajar pelo mundo ou simplesmente manter o seu estilo de vida.
Saber o que gostaria de fazer com os anos da reforma é uma boa forma de prever quanto dinheiro é necessário para dar resposta aos seus objetivos pessoais.

3. Crie um plano econômico realista e estruturado

Com base nos seus rendimentos, na reforma expectável, na sua capacidade de poupança mensal e nos gastos previsíveis, crie um plano económico para si.
Este plano deve considerar todas as despesas e a esperança média de vida, para que saiba, a longo prazo, como pode assegurar uma vida estável.
Ao fazer este plano, não considere apenas despesas obrigatórias, considerando também eventuais despesas com lazer.

4. Estude fórmulas de poupança

Para conseguir poupar para a reforma poderá ter alguns aliados. Por vezes, a realização de alguns trabalhos extra como freelancer ou a aposta em alguns mercados e ações pode ajudá-lo a conseguir uma poupança extra.

Além disso, algumas instituições bancárias oferecem, também, condições mais apelativas para quem deseja iniciar uma conta de poupança reforma. Estude as suas opções.

5. Considere eventuais mudanças

Ainda que o plano tenha o momento presente como base, deve sempre somar, à quantia prevista, algum dinheiro extra.

As mudanças imprevisíveis no mundo e nas nossas vidas tornam necessário que se pondere o imponderável, sendo fundamental considerar mudanças, ainda que estas não estejam nos seus planos.
Se tiver em consideração a potencialidade de ocorrência de imprevistos, estará mais preparado para viver tranquilamente a sua reforma.

Assessoria de Comunicação

Divulgação Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-