25.8 C
Campo Grande

Carreiras militares estão em alta no Brasil

- Publicidade -

20/03/2019 10h12

As carreiras militares sempre foram bem vistas e desejadas por parte da população nacional. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica são sonhos antigos de milhares de brasileiros e se tornam realidade de muitos a cada concurso aberto. Mais do que uma farda e as altas remunerações, servir ao país e à segurança nacional está diretamente associado ao patriotismo.

Além do destaque que as Forças Armadas já têm, outras carreiras militares também estão ganhando cada vez mais interesse entre os brasileiros, especialmente os cargos da Polícia Militar e dos Bombeiros, profissionais que também atuam diretamente na segurança do país e da população.

De acordo com o Gran Cursos Online, portal focado na capacitação de brasileiros para concursos públicos, os cargos abertos em 2019 para as áreas militares são para a Polícia Militar do Estado de Roraima, a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

Cargos arriscados, mas com boa remuneração

Um dos principais motivos que faz com que um cidadão comum ou um profissional já estabilizado na iniciativa privada deseje e se esforce por um cargo público é a estabilidade. Afinal, trabalhar sem o risco de ser desligado a qualquer momento é um desejo comum entre os brasileiros que fazem planos de comprar imóveis e constituir família, por exemplo.

Outro fator indiscutível de interesse são os altos salários. Os cargos públicos diretamente ligados à segurança do Estado recebem os maiores salários do país, podendo chegar até a R$ 13.471,00 em posições mais elevadas da patente. Por isso, grande parte da população considera que o risco de vida na carreira de um policial ou bombeiro vale a pena.

Como passar em um concurso público para carreira militar?

Um ponto muito importante quanto às carreiras militares é saber que, assim como os interessados nos concursos judiciários precisam, obrigatoriamente, ter um registro OAB, os candidatos às carreiras militares precisam ter um condicionamento físico impecável, pois, além da prova do concurso, que exige conhecimentos em língua portuguesa, legislação, matemática, informática e outros temas, o teste de aptidão física também é aplicado aos candidatos que passam da primeira fase.

Por isso, além de estudar com afinco todos os temas exigidos nas provas, é indispensável dedicar-se também ao condicionamento físico, por intermédio da prática esportiva ou de exercícios de musculação.

Assessoria de Imprensa

Crédito: divulgação/Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-