30.8 C
Campo Grande

Conheça a rota do vinho no Rio Grande do Sul

- Publicidade -

05/05/2019 12h11

O Brasil possui diversos lugares turísticos voltados à produção de vinhos, mas um dos principais é o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Lá os amantes da bebida encontram um verdadeiro paraíso para desfrutar da história dos vinhos, da paisagem e até mesmo degustar algumas das produções da região. São vários passeios entre pequenas e grandes propriedades produtoras.

O local pode ser aproveitado de forma mais satisfatória alugando um carro para percorrer as três cidades que formam a rota do vinho do Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. O Vale dos Vinhedos fica a 120 quilômetros de Porto Alegre e há, basicamente, quatro formas de chegar até lá. A primeira e mais indicada é de carro. Nesse caso, fique atento ao valor do pedágio e certifique-se de que o motorista não vai beber durante as visitas.

A segunda possibilidade é chamar um táxi. Essa opção é mais indicada para quem quer beber e voltar com segurança para casa. Se o objetivo é ter praticidade e facilidade durante o passeio, os pacotes de agências de viagem podem suprir essa demanda, mas o inconveniente é ficar sujeito aos horários fixos e a possibilidade de perder algum local que você gostaria de conhecer. Portanto, consulte o cronograma do passeio antes de se decidir por essa opção.

Por fim, você pode fazer o circuito dos vinhos por meio de um transporte circular com paradas em 20 vinícolas e 9 restaurantes. Não dá para conhecer tudo em um dia, mas é uma boa opção para quem está com o orçamento apertado. Independentemente da sua escolha, planeje bem os locais pelos quais você deseja passar para não perder nada de importante.

Em Bento Gonçalves, uma das grandes vinícolas presentes é a Casa Valduga. Visita guiada, apresentação do processo de fabricação do vinho, degustação e cursos rápidos são alguns dos serviços oferecidos pelo local, que possui uma boa infraestrutura para quem deseja ficar na região. Para quem quer um ambiente mais personalizado, a dica é a Larentis, uma propriedade familiar na qual o turista pode fazer degustações e atividades como a colheita de uvas.

Na pequena cidade de Garibaldi encontra-se uma das marcas mais famosas de espumantes: a Chandon. Se você sempre teve curiosidade de conhecer a produção da bebida dessa marca tão famosa, essa é a oportunidade. Existem três tipos de visitas guiadas, todas gratuitas.

Já em Monte Belo do Sul, a parada obrigatória é na Vinícola Calza. A família dona da propriedade se instalou no Brasil depois da segunda guerra mundial e trouxe videiras da Itália para serem cultivadas aqui no país. Lá é possível conhecer um pouco mais da história dessa vinícola familiar, além de degustar os rótulos produzidos pela propriedade.

Assessoria de Imprensa

Crédito: divulgação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-