26.8 C
Campo Grande

Entenda a diferença entre o churrasco brasileiro e o australiano

- Publicidade -

07/05/2019 10h11

Se você quer fazer um intercâmbio para a Austrália e pensa nas ótimas carnes e churrascos naquela região, pode ter boas ou más surpresas, dependendo da sua expectativa e conhecimento sobre o assunto. O contexto de churrasco no país é um pouco diferente do Brasil, assim como o preparo das carnes. Para começar, lá o termo é “barbecue” (BBQ). O hábito também é utilizar o momento como pretexto para socializar com familiares e amigos, mas com um toque especial do modo de vida australiano.

Há muitas diferenças regionais no Brasil. Mas, de forma geral, quando se pretende marcar um churrasco, logo se pensa em um dia inteiro regado a carne e, principalmente, cerveja. Em muitos locais, o que se tem, na verdade, é o famoso “churrálcool”: pouca carne e uma maior quantidade de bebida, o que nem sempre é um ponto positivo. As pessoas costumam chegar um pouco depois do horário marcado e não definem uma hora para acabar.

Na Austrália, os amigos ou a família se reúnem para jogar conversa fora e também para assistir ou praticar esportes. Colocam tudo para assar, tomam alguns drinques e, quando acabam, recolhem tudo para se retirar. Ou seja, o contexto cultural faz com que os australianos cheguem na hora marcada e saiam depois que a comida acaba. Não há muita margem para papo-furado, para utilizar um coloquialismo de algumas regiões brasileiras.

Se aqui os churrascos são realizados normalmente em casas e apartamentos, na Austrália é um pouco diferente. Os locais também fazem o BBQ em residências, mas o componente do clima os mobiliza a migrar para praias e lugares ao ar livre. Por isso é tão comum os churrascos na praia. E atenção para o tipo do evento: se te chamarem pra um BBQ BYO (bring your own), significa que você deve levar o que vai comer e beber. Diferentemente do Brasil, onde não só a bebida, como tudo é compartilhado, lá pode ser desrespeitoso comer o alimento de alguém, a não ser que eles te ofereçam.

A churrasqueira também pode chocar os menos informados. Ela normalmente é elétrica e não precisa de carvão. Por esse motivo, as peças de carne não são assadas por inteiro, como acontece no Brasil por causa do fogo alto. Na Austrália, os aperitivos e as carnes finas são mais comuns. No caso das bebidas alcoólicas, a escolha podem ser as cervejas ou os vinhos baratos, que podem vir em caixas de cinco litros.

Assessoria de Comunicação

Divulgação/Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-