25.8 C
Campo Grande

Estética dental: 5 mitos e verdades sobre clareamento

- Publicidade -

25/04/2019 16h48

Dentes mais brancos são o sonho de muitos brasileiros. Além da beleza e da questão da estética dental, um sorriso mais claro também reflete mais saúde bucal, livrando o paciente de manchas e escurecimentos.

Porém, por esse ser um procedimento com alta na procura e com cada vez mais clínicas disponibilizando o clareamento para seus pacientes, surgem naturalmente diversas dúvidas e até mesmo alguns mitos relacionados. Compilamos abaixo cinco mitos e verdades sobre clareamento dental, confira!

Fazer clareamento danifica o esmalte dos dentes?

Mito! Não faria sentido um tratamento que auxilie o paciente por um lado e prejudique sua saúde por outro, não é mesmo? Os produtos utilizados por profissionais em consultórios para o clareamento dental trabalham removendo apenas o pigmento que causa o escurecimento, e não afeta o esmalte.

Clareamento em casa é igual o procedimento feito no dentista?

Mito também! Existem diversos produtos bucais que prometem o clareamento com resultados iguais e até melhores do que os obtidos na cadeira do dentista, porém não funciona assim. O que estes agentes fazem é causar uma abrasão na superfície dental, que de fato removem manchas superficiais mas podem prejudicar a saúde dos dentes se não utilizados corretamente.

O procedimento deixa os dentes absolutamente brancos?

Outro mito que é amplamente difundido. O clareamento, como o próprio nome indica, vai clarear o dente e trazer a cor original de volta. Ou seja, se o dente do paciente tiver uma tonalidade amarelada e estiver muito amarelo por conta do tempo e da ingestão de alimentos e medicamentos, por exemplo, o clareamento vai devolver o tom amarelo original (que certamente é mais claro que o atual). Já se os dentes tiverem o tom branco original, aí sim o clareamento irá devolvê-lo após o tratamento.

Água oxigenada clareia os dentes?

Este é um mito perigosíssimo, e surgiu pois o peróxido de hidrogênio (que é a água oxigenada) faz parte do composto utilizado no clareamento. No entanto, a concentração é específica para este fim e contém um espessante, que evita o contato com a gengiva ou outras partes da boca. Portanto, fuja dessa receita caseira de clareamento!

O clareamento dental dura para sempre?

Mito. A durabilidade é, de fato, prolongada, podendo chegar a muitos anos, no entanto vai depender dos hábitos do paciente e também da estrutura do dente. Tabagismo, ingestão de bebidas como café e chá preto, uso de medicamentos e outras questões podem interferir na duração dos resultados obtidos.

Assessoria de Comunicação

Divulgação Assessoria

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-