31.6 C
Campo Grande

Falecimento de colegas de trabalho: como lidar com este momento?

- Publicidade -

25/04/2019 16h32

Um dia cê chega no trabalho e recebe a notícia de que um dos colegas faleceu. Quem já passou por isso sabe o quanto essa situação é difícil, e o quanto é complexo equilibrar as tarefas diárias e o andamento do serviço em um contexto como esse. Não existe uma fórmula pronta para lidar com o luto no trabalho, mas algumas observações e dicas podem ajudar a tornar o momento um pouco menos pesado.

Processo de luto no trabalho

O impacto da morte de um colega abrange o emocional da equipe e também os processos diários de trabalho interno. Caso um chefe tenha perdido alguém de seu time, por exemplo, é preciso ter muito tato e delicadeza para observar as reações de cada um, oferecendo apoio e respeito ao processo individual de luto. Certamente alguns colegas eram mais próximos ao falecido, e a perda de um amigo querido de fato não é algo fácil. Ao mesmo tempo, o superior também deve respeitar seu próprio processo.

A comunicação do falecimento deve ser feita de forma respeitosa e delicada, sempre pessoalmente, nunca pelos meios digitais de comunicação, como WhatsApp. É fundamental fornecer aos colegas as informações sobre as circunstâncias do falecimento, até mesmo para evitar mal entendidos.

O departamento de recursos humanos da empresa deve prestar toda a solidariedade aos familiares do falecido, além de suporte com as questões burocráticas relacionadas à empresa. É de bom tom também enviar uma coroa fúnebre com uma faixa de homenagem em nome de todos (caso a pessoa tenha falecido em outra cidade, é possível solicitar a entrega pela internet. Se o falecido será sepultado, por exemplo, no Cemitério Campo da Esperança em Brasília mas o escritório fica em Niterói, no Rio de Janeiro, basta fazer a encomenda em floriculturas online especializadas).

Alguns colegas podem ter mais dificuldade de retomar as atividades após a morte do companheiro de equipe, o que é bastante comum. Neste caso, vale observar se há a necessidade de apoio psicológico profissional, de forma a retomar as atividades com respeito ao sentimento de quem ficou, mas sem interferir negativamente na produtividade da empresa.

Assessoria de Comunicação

Reprodução

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-