28.8 C
Campo Grande

Primeira Semana de Conscientização do Autismo da REME

- Publicidade -

02/04/2019 18h44

O Núcleo de Educação Especial de Três Lagoas (NUESP), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), abriu na noite de ontem (01), no auditório da Escola SESI, os projetos alusivos a Primeira Semana de Conscientização do Autismo da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas.

PROJETO

A Primeira Semana da Conscientização do Autismo nasceu com o intuito de divulgar, conscientizar e promover a cidadania das pessoas com autismo. Mais de 150 pessoas entre professores, diretores e familiares prestigiaram o filme “ADAM” que conta a história de amor e superação de Beth (Rose Byrne) e Adam (Hugh Dancy) portador da síndrome de Asperger. Após a longa metragem os participantes debateram o tema ao lado do psicólogo Igor Queiroz e de mães de autistas.

“Nossa abertura foi linda, a emoção tomou conta do público, e o amor à causa é imenso. Com certeza a união é a força maior para conseguirmos o nosso propósito que é o bem e o desenvolvimento de todas as nossas crianças”, destacou a psicóloga do NUESP, Ludimila Testi Agutoli.

Ludimila explicou que “nos reunimos hoje para socializar com aqueles que frequentam as Unidades Escolares, divulgando informações assertivas em parceria com entidades, sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como identificá-lo e os tratamentos disponíveis, para, então, agregarmos conhecimento aos pais e professores, que contribuirão para a convivência com as pessoas com a síndrome”.

“Esperamos que este evento seja o primeiro de muitos e que contribua, significativamente, para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, de seus familiares e demais pessoas de seu convívio”, disse Ludmila.

APROVAÇÃO

Entre o público presente estava a psicóloga organizacional, Edilene Camargo, que parabenizou toda a equipe envolvida no projeto de inclusão do autismo. “Eu atuo com a Psicologia Organizacional e me deparo também com a inclusão de Pessoas Deficientes no mercado de trabalho. Recentemente fiz a inclusão de um jovem com Asperger. Foi muito proveitosa esta noite. Parabéns a todos os envolvidos que realizaram nesta noite a Roda de Conversa sobre o Autismo com a análise do filme Adam”, disse.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Heliety Alves Antiquera, a abertura do evento externou seu comprometimento com o tema.

“Espero que este seja o primeiro de muitos eventos que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos autistas. Estamos engajados na missão de divulgar e compreender o transtorno de espectro do autista para que a educação de Três Lagoas seja escrita com sabedoria e nas cores da inclusão, oferecendo na REME espaço de acolhimento e aprendizagem para todos”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-